Peso do comércio externo continua a subir

Segundo os últimos dados do INE as exportações bee como as Importações continuam a registar crescimentos homólogos bem acima dos apurados para o PIB (neste caso tomando os dados em valor).

As importações continuam mais dinâmicas contribuindo para a degradação dos termos de troca e para a deterioração da balança comercial.

“No trimestre terminado em Abril de 2008, as saídas registaram face ao período homólogo (Fevereiro a Abril de 2007) um aumento de 7,1% e as entradas de 14,3% tendo-se agravado o défice da balança comercial.
Face ao período homólogo, os Combustíveis e lubrificantes registaram um aumento de 60,9% nas entradas e de 42,5% nas saídas. Destaca-se ainda o crescimento nas entradas de Material de transporte (+33,1%), e nas saídas, dos Produtos alimentares e bebidas (17,7%).” Fonte INE

Note-se que contrariamente ao que vem sendo habitual este relatório do INE não acumula os dados do ano até ao último mês disponível. Neste caso o mês de Janeiro não foi considerado, ou seja, refere-se a informação de Fevereiro a Abril de 2008, ou por outras o trimestre terminado em Abril. Ocorreu uma alteração do reporte como se pode verificar nas notas explicativas.
O INE divulgou ainda a síntese sobre o comércio extracomunitário que abrange já o mês de Maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *