Perdi os documentos o que devo fazer?

Perdi os documentos o que devo fazer? Ficar sem os documentos por roubo ou perda não é uma situação agradável e acarreta um conjunto variado de demandas para se repor a situação inicial, ou seja, recuperar a documentação inicial e a respetiva segurança da mesma. No que concerne  a informação pessoal a sua reserva e sigilo podem ficar para sempre comprometidas – em particular perante um roubo intencional – mas há várias medidas de prevenção e proteção que devem ser de imediato encetadas. Como sejam o cancelamento de cartões de débito e de crédito, alteração de passwords caso alguma informação dessa natureza se encontrasse na carteira e a comunicação da perda/roubo às autoridades (policiais e/ou às autoridades emissoras dos respetivos cartões). Mas feito isto permanece ainda por concretizar a recuperação dos documentos.

Como recuperar os documentos de identificação como o Cartão do Cidadão, Carta de Condução e outros?

A forma mais expedita de o fazer será, muito provavelmente recorrendo ao Balcão “Perdi a Carteira”, uma iniciativa presente, para já, numa única loja do cidadãos especificamente desenhada para estes casos: a loja do cidadão das Laranjeiras em Lisboa.

Note que para poder recorrer a este serviço terá de ter perdido pelo menos dois documentos. Quais? Alguns dos que constam desta lista:

  • Cartão de Cidadão;
  • Documento Único Automóvel (DUA);
  • Carta de Condução;
  • Cartão de Beneficiário da ADSE;
  • Cartão de Sócio do ACP – Automóvel Clube de Portugal.

Se ainda não tem cartão do cidadão e perdeu algum ou alguns dos cartões que são nele incorporados como o Cartão de Contribuinte, o Cartão da Segurança Social, o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde todos estes contam apenas como um cartão e, assim sendo, não pode recorrer ao Balcão “Perdi a Carteira”.

Note ainda que segundo informação divulgada pelo Portal do Cidadão, “se perder ou for roubado o Cartão de Cidadão deve proceder à renovação com a maior brevidade possível. O cidadão deve também comunicar esta ocorrência aos serviços competentes (os mesmos que para o pedido e entrega), para permitir a realização do cancelamento do seu cartão. Esta comunicação pode ser efetuada presencialmente ou telefonicamente, sendo necessário o Código de Cancelamento constante da Carta PIN enviada para o cidadão.

Sendo certo que se espera o alargamento deste serviço a outras lojas espalhadas pelo país, para já o serviço apenas está disponível em Lisboa das 08:30h às 19:30h nos dias úteis e das 09:30h às 15:00h aos sábados.

Nota Importante: para poder recorrer ao Balcão “Perdi a Carteira” tem de agendar previamente a visita ou pelo telefone 707 24 11 07, nos dias úteis das 09:00h às 18:00h e nos sábados das 09:00h às 15:30h ou através e-mail info.portaldocidadao[arroba]ama.pt.

O objetivo é minimizar o tempo de espera. Durante a marcação ser-lhe-á indicado o que terá de levar para concretizar a emissão dos novos documentos em falta.

Caso não tenha a facilidade de recorrer a este balcão terá inevitavelmente de contactar todas as entidades emissoras dos cartões roubados.

Deixar uma resposta