blank

Certificados de Aforro em fevereiro de 2023 pagam entre 3,403% e 4,403%

Os Certificados de Aforro em fevereiro de 2023 pagam entre 3,403% e 4,403% consoante se tratem de novas subscrições ou se tratem de títulos que já tenham completado, no mínimo, 6 anos de antiguidade. Estes valores referem-se a TANB, ou seja, taxas anuais nominais brutas (antes de subtrair o IRS).

Quem subscrever um certificado de aforro no mês de fevereiro de 2023 irá receber uma remuneração no trimestre seguinte paga a uma TANB de 3,403%a que corresponde uma taxa de juro líquida de 2,45%.

Certificados de Aforro em fevereiro de 2023

blank
Fonte: IGCP

Taxa base máxima dos certificados de aforro série E, deverá ser atingida em março de 2023

Neste produto, a taxa de juro base é revista trimestralmente, ajustando-se à evolução da Euribor a 3 meses acrescida de um prémio de um ponto percentual.

O produto atingirá a sua maturidade ao fim de 10 anos e no decurso da sua vida tem dois momentos nos quais é atribuído um prémio de permanência, a saber:
      – 0,5% – do início do 2º ano ao final do 5º ano;
      – 1,0% – do início do 6º ano ao final do 10º ano.

Estes valores serão somados à taxa de juro base sendo que esta última tem um limite inferior (0%) e um limite superior (3,5%).

blankblank

Portanto, a taxa de juro máxima que algum dia um certificado de aforro pagará corresponderá à soma de 3,5% com o prémio máximo de permanência de 1% (obtido entre o 6º e o 10º ano). Ou seja, a taxa máxima antes de impostos será de 4,5%.

Este é um valor que quem subscreveu a série E dos Certificados de Aforro logo no seu início, há pouco mais de seis anos, está já perto de atingir, pois, no trimestre iniciado em fevereiro, receberá uma taxa de juro de 4,403% (3,17% líquidos).

Com a evolução em curso da Euribor a 3 meses é provável que a taxa base atinja rapidamente os 3,5%, bastará para que tal aconteça que a Euribor a 3 meses chegue aos 2,5%.

No momento em que escrevemos este artigo, a Euribor a 3 meses rondava já os 2,482% o que compara com uma Euribor a 12 meses nos 3,38%. Estas duas informações dizem-nos que a Euribor a 3 meses continuará a subir, convergindo para um valor próximo da Euribor a 12 meses. É assim muito provável que já em março a taxa base (Euribor a 3 meses + 1%) atinja o seu máximo legal definido na série E dos Certificados de Aforro de 3,5%.

Neste caso, a taxa de juro dos certificados de aforro deixará de aumentar com novos aumentos da Euribor, só voltando a aumentar com os prémios de permanência cima descriminados, no início do 2º ano até ao fim do 5º ano (+0,5%) e no início do 6 ano até à maturidade (+0,5% totalizando um prémio de permanência de 1%).

Quanto é que os certificados de aforro protegem da inflação?

As notícias mais recentes sobre a inflação apontam para uma desaceleração cada vez mais significativa. Em janeiro de 2023, a taxa de variação média anual do índice de preços no consumidor foi de 8,2%, ainda claramente acima dos 3,403% (ou 2,45% líquidos) pagos pelos certificados.

No entanto, é provável que nos próximos meses a inflação acelere o seu ritmo de desaceleração enquanto a remuneração dos certificados de aforro atingirá o pico (antes de prémios de permanência), diminuindo a diferença entre o custo de vida e o retorno da poupança.

Para já, há 5,75% de excesso de inflação face à remuneração líquida dos Certificados de Aforro.

Por enquanto, os Certificados de Aforro, são o produto de baixo risco que melhor permite combater a inflação. Em fevereiro iremos atualizar a nossa base de dados refenrente aos melhores depósitos a prazo.

4 comentários

    1. Basta dirigir-se ao balcão dos CTT. Leve consigo os dados do banco para ficar ligado à sua conta bancária. É simples e pode tratar na hora

    1. Quanto mais rápido melhor. Os certificados rendem 3 em 3 meses, logo, subscrevendo agora, daqui a 3 meses já começam a render… Há a possibilidade do estado emitir uma nova série de certificados com menos benefícios que os actuais. Daí ser importante subscrever assim que possível… Subscrevendo agora, em Maio já rendem juros…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *