CGA Direta

Simulador de pensões para CGA e para a Segurança Social

Apesar de a gestão da Caixa Geral de Aposentações e da Segurança Social já ter a mesma tutela e se encontrar em processo de junção, a verdade é que ainda não existe um simulador único que permita integrar automaticamente os dados de uma carreira contributiva que tenha passado por descontos, tanto pela Caixa Geral de Aposentações, como da Segurança Social.

Desde janeiro de 2019 há contudo um novo simulador de pensões para a CGA (Caixa Geral de Aposentações) que se junta a outro já existente que simula as pensões da Segurança Social (criado em 2018). Destaque-se contudo, que nas primeiras semanas de 2019, o simulador da Segurança Social ainda não estava atualizado para as alterações legislativas que entraram em vigor a 1 de janeiro desse ano.

Tendo já abordado anteriormente o simulador da Segurança Social, neste artigo concentramo-nos no simulador de pensões para a CGA que deu os primeiros passos no início de 2019.

Na realidade, nessa primeira fase trata-se de um simulador com âmbito ainda especialmente limitado pois apenas consegue simulador as pensões dos funcionários públicos que se inscreveram na CGA a partir de 1 de setembro de 1993 até dezembro de 2005.

CGA Direta - Simulador de Pensões para a Caixa Geral de Aposentações
Clique para aceder à CGA Direta

E mesmo para estes, o simulador não funciona casa sejam militares ou forças de segurança.

blank

O compromisso do Estado é, contudo, que ainda ao longo de 2019, o simulador vá progressivamente dando resposta a um grupo crescente de interessados, aos quais se aplicam legislações e formulas de cálculo das pensões diferentes, devendo cobrir a totalidade dos inscritos que ainda não estão a receber pensão (e têm interesse em simula-la) até ao final do referido ano.

O simulador permite ainda incluir informação relevante sobre descontos que tenham sido feitos, por exemplo, via Segurança Social, mas não o fará de forma automática, tendo que ser o interessado a inserir os dados no simulador, desde os desconto à simulação da pensão que contará receber apurada pelo simulador do Centro Nacional de Pensões / Segurança Social.

Para poder usar o simulador de pensões para a CGD deverá autenticar-se na CGA Direta e deverá garantir para o efeito que tem a morada correta no sistema. Por enquanto ,a CGA não dispõe dos sistemas de autenticação já existentes no Segurança Social Direta como sejam via Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital, o que torna ao processo mais laborioso.

Deixar uma resposta