Porque é que deixámos de conseguir acompanhar a Espanha?

Deixamos aqui um Gráfico: Portugal vs Espanha – taxa de variação homóloga do PIB e uma pergunta. Porque é que deixámos de conseguir acompanhar o nosso principal parceiro comercial e a economia com que estamos mais integrados?

PIB Portugal vs Espanha

PIB Portugal vs Espanha
Fonte dos dados: Eurostat


Dados do Eurostat.
 

Tagged under:

10 Comments

  • José Manuel RebochoResponder

    Talvez porque Espanha tenha menos empresas públicas… e um mercado mais privado e liberal? Fica a pergunta para quem souber responder…

  • Jorge LeitãoResponder

    Porque os nossos Hermanos são mais patriotas, eles dão preferência aos seus produtos ” made in Spain” . Fui dono de uma empresa que exportava cerca de 80% para Espanha. Mas ficou bem claro e acordado, que todos os artigos, embalagens, paletes, etiquetas nada mesmo nada podia mencionar ” Fabricado em Portugal”.

  • IceBossResponder

    Concordo com Jorge Leitão … os portugueses desleixam-se em preferir os produtos portugueses e acobardam-se de tomar iniciativas contra os interesses estrangeiros … Uma forma bacoquismo e de traição como outra qualquer !!!

  • João RegoResponder

    Portugal nunca acompanhou a Espanha, mesmo quando teve possibilidades de o fazer. A estrutura sócio económica do pais ao nosso lado apresenta caraterísticas diferentes das nossas, desde logo dispondo de uma ampla classe média (alta, média e baixa).
    A mentalidade dos espanhóis, em geral, é mais virada para a ação do que para a lamentação e queixume.
    Acho que nos devíamos comparar com outros povos, como, por exemplo, os marroquinos. Estaremos a acompanhá-los? Ah, mas não estão no grupo dos 28

  • ViriatoaPedradaResponder

    É tão simples como isto:- Portugal teve um resgate provocado pela Oposição em Bloco ao chumbar o PEC IV e o primeiro ministro foi com orgulho além da TROIKA. A Espanha ficou com o PEC que os nossos políticos recusaram e por isso teve de fazer muito menos austeridade. Vejam o que está a acontecer à Grécia. Até Ferreira Leite e alguns prémios Nobel da Economia referem que a austeridade, só por si não resolve, antes agrava o problema. http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2015/08/a-fraude-da-divida-grega.html
    http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2015/07/divida-socrates-passosportas.html

  • Pingback:Espanha ao dobro da velocidade, a tarifa social da eletricidade e a redução da administração pública (TOP 5) - Economia e Finanças

  • Carlos VicenteResponder

    Concordo plenamente com o Jorge Leitão e com o Ice Boss. Proponho ao site economia e finanças que publiquem os gráficos de comparação da balança comercial (importação / exportação) de Portugal e de Espanha, para podermos validar, ou não esta ideia.

  • Maria MartinsResponder

    A cIasse média é importante para a saudáveI economia dum país.Por cá acabamos com eIa…

  • Manuel JaregoResponder

    Portugal tem o IVA mais elevado que Espanha, e daí os espanhóis agradecem-nos este estupides dos portugueses, porque, assim, são muitos aqueles que vão lá comprar.
    Seria muito simples Portugal cria uma taxa média mais baixa do que as taxas espanholas para inverter a tendência das compras e simplificava todo o processo interno.
    Temos governos estúpidos e mal formados.

Deixar uma resposta