Reabilitação de Edifícios Antigos com menos Exigências (Decreto-Lei n.º 53/2014)

A reabilitação de edifícios antigos vai mudar. É oficial, foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 53/2014  que estabelece um “regime excecional e temporário a aplicar à reabilitação de edifícios ou de frações, cuja construção tenha sido concluída há pelo menos 30 anos ou localizados em áreas de reabilitação urbana, sempre que estejam afetos ou se destinem a ser afetos total ou predominantemente ao uso habitacional“.

Reabilitação de Edifícios Antigos com menos Exigências

Para já, à luz do que está estabelecido no decreto-lei, o regime agora estabelecido tem uma vigência de sete (7) anos sendo que investimentos iniciados ao abrigo do referido decreto-lei continuarão a usufruir das regras neles estabelecidas mesmo que venham a ser concluidos após o fim do prazo em que a norma se encontra em vigor. Note-se que este decreto entra em vigor a 9 de abril de 2014.

Eis alguma informação adicional que sintetiza o espírito da norma e as principais alterações (sublinhados nossos).

“(…) Neste contexto, o decreto-lei prevê a dispensa temporária do cumprimento de algumas normas previstas em regimes especiais relativos à construção, desde que, em qualquer caso, as operações urbanísticas não originem desconformidades, nem agravem as existentes, ou contribuam para a melhoria das condições de segurança e salubridade do edifício ou fração.
Assim, no que respeita ao Regulamento Geral das Edificações Urbanas aprovado pelo Decreto-Lei n.º 38 382, de 7 de agosto de 1951, prevê-se a dispensa da observância de disposições técnicas cujo cumprimento importa custos incomportáveis e que não se traduzem numa verdadeira garantia da habitabilidade do edificado reabilitado. A referida dispensa incide, designadamente, sobre aspetos relacionados com áreas mínimas de habitação, altura do pé-direito ou instalação de ascensores.
Do mesmo modo, o presente regime prevê a dispensa de observância de determinados requisitos resultantes dos regimes jurídicos em vigor sobre acessibilidades, requisitos acústicos, eficiência energética e qualidade térmica, instalações de gás e infraestruturas de telecomunicações em edifícios. Tal não prejudica, no entanto, a manutenção da aplicação desses regimes na parte em que o presente decreto-lei não disponha em contrário.
Com vista a conferir segurança aos investimentos que sejam realizados ao abrigo do presente regime, salvaguarda-se, expressamente, que as operações de reabilitação que venham a ser realizadas com dispensa dos requisitos nele previstos, não são afetadas pela cessação de vigência do regime excecional, desde que seja mantido um uso habitacional predominante.
Promove-se, desta forma, uma política urbana capaz de responder às necessidades e recursos de hoje, num edificado já existente e que importa recuperar tornando-o atrativo e capaz de gerar riqueza agora e no futuro. (…)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *