Como acompanhar as Europeias nos 28 países? (Sondagens e não só)

As eleições europeias realizam-se entre 22 e 25 de maio de 2014 (dia 25 em Portugal). Estas que serão provavelmente as mais importantes eleições europeias da história da União Europeia mobilizarão quase 500 milhões de eleitores que elegerão 751 deputados, dos quais 21 serão portugueses. O voto determinará os partidos vencedores a nível nacional, mas também a nível europeu dado que os partidos nacionais se identificam geralmente com uma das famílias políticas europeias, constituindo grupos parlamentares associados a essas forças políticas. pela primeira vez haverá a identificação clara, antes da campanha eleitoral, de qual será o candidato o presidente da comissão europeia que cada família política apoiará existindo também programas políticos em campanha aos quais os partidos políticos europeus se vinculam.

Por tudo isto e porque decisões políticas críticas sobre o futuro da União Europeia terão de ser tomadas com o apoio da próxima Comissão Europeia e do próximo Parlamento Europeu, a geometria dos partidos europeus será particularmente importante constituindo assim um fator adicional de interesse e a considerar na tomada de decisão do eleitor nacional. Fazer das eleições europeias uma versão menor de um ato eleitoral meramente local é cada vez mais uma interpretação questionável.

 Surgiu por exemplo um sítio pan-europeu que se propõe acompanhar todas as sondagens que se realizarão nas próximas semanas em todos os 28 países, procurando com elas antecipar os resultados em termos de partidos europeus. É o Poll Watch 2014 e, à data da consulta para a elaboração deste artigo, indicava uma diferença de apenas um deputado entre os dois principais partidos europeus. As eleições ameaçam ser particularmente renhidas e, perante este empate, torna-se ainda mais evidente que cada deputado eleito, em cada país, pode vir a fazer diferença.

Se procura mais informação sobre este tema, além da informação e debate nacional a que se assistirá, poderá acompanhar o portal europeu oficial das Eleições Europeias que esclarecerá aspetos práticos sobre as eleições nos 28 países: o Elections2014 (em Português). Destacamos, por exemplo, a página sobre os Partidos Políticos Europeus.

Nota: é provável que venhamos a atualizar este artigo com mais referência úteis da perspetiva do eleitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *