Eduardo dos Santos: "Só com Portugal as coisas não estão bem"

José Eduardo dos Santos à Assembleia Nacional angolana (excerto do discurso, via RTP):

“Só com Portugal, as coisas não estão bem. Têm surgido incompreensões ao nível da cúpula e o clima político atual, reinante nessa relação, não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada”

O reforço de relações projetado para os próximos meses com uma cimeira agendada para o primeiro trimestre de 2014 está assim em risco não sendo ainda possível antecipar até que ponto esta proclamação terá impacto nas relações já existentes e nos aspetos burocrático-diplomáticos que afetam a vida de dezenas de milhares de emigrantes e de trabalhadores que se deslocam pontualmente a Angola.

Esta proclamação culmina semanas de grande polémica na qual pontificam, entre outros, o ministro dos negócios estrangeiros português e uma sucessão de editoriais no Jornal de Angola, órgão habitualmente aferido como representativo do humor do poder político angolano.

Angola tem sido um dos principais investidores estrangeiros em Portugal nos últimos anos tendo importantes investimentos em vários sectores, nomeadamente no sector financeiro, das tecnologias da informação e da comunicação social.

3 comentários

  1. Fala mais alto o poder do capital,e não só.
    Houvesse políticos responsáveis e sérios e isto há muito estava resolvido não estando expostos a esta arrogância para (lavarem tanto dinheiro)

  2. investem em Portugal com o que roubam do povo para enriquecerem enquantos os ( povo ) vive na miséria ! Investem em Portugal o que nao investem no País! Comunicaçao e tecnologia !

Deixar uma resposta