Passe low cost para jovens e idosos (fora das horas de ponta) e fim dos passes para apenas um meio transporte

Apesar de faltarem escassos sete dias para o início da sua comercialização, sabe-se apenas que surgirá um novo passe social que terá um desconto de 25% do preço de base e que dará acesso à rede de transportes coletivos de Lisboa e Porto fora das horas de ponta e exclusivamente para crianças, jovens estudantes e pessoas com 65 e mais anos independentemente dos rendimentos do respetivo agregado.

Desconhece-se o nome do novo passe social,  a área de influência precisa, a definição de horário fora das horas de ponta, o custo final e, com inteira exatidão, desconhece-se a quem se destina (reformados e pensionistas com menos de 65 anos estarão abrangidos).

Sobre os transportes citamos ainda um excerto de uma notícia do Público, “Passes para utilizar apenas numa empresa de transportes públicos em Lisboa vão acabar “, que avança com mais alguns detalhes:

“A partir do próximo dia 1 de Fevereiro, os utentes que quiserem aderir ao cartão Lisboa Viva já só podem comprar o novo passe único, o Navegante, que custa 35 euros e dá acesso às redes urbanas do metro, da Carris e da CP. Quem já possui o cartão ainda pode optar pela assinatura de apenas um meio de transporte, mas a partir de Janeiro de 2013 estes passes, designados monomodais, deixarão de existir.

De acordo com um despacho dos ministérios das Finanças e da Economia e do Emprego, a que o PÚBLICO teve acesso e que será publicado nos próximos dias, o Governo pretende que os operadores abandonem em Janeiro de 2013 “todos os passes vigentes e demais títulos monomodais, à excepção da tarifa de bordo Carris”.

Por exemplo: quem apenas precisa de utilizar o metro nas suas deslocações terá, mesmo assim, de comprar o passe que lhe permite andar em todos os meios de transporte.

Os utilizadores que pretendam viajar dentro da coroa suburbana (L1) pagam, com o Navegante, 40 euros, e quem aderir ao passe único tem um desconto mensal de três euros até Dezembro. A Transtejo e a Soflusa e os Transportes Coletivos do Barreiro também vão estar incluídos no novo passe em Março (…)”

Assim que houver mais informação voltaremos ao tema.

Entretanto recordamos outros artigo sobre as alterações nos transportes que se esperam ocorrer ao longo do ano:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *