Crise da dívida soberana: we will always have China? (act.)

“A few more successes and the European periphery will be destroyed.” Paul Krugman

Crise da dívida soberna: caminho estreito ou inexistente? Enquanto não temos resposta para a pergunta (quem viver verá) vão surgindo outros detalhes da estratégia possível que vem sendo seguida: “Foi a China que comprou 1,1 mil milhões de dívida a Portugal“.

Quem mais poderá comprar por trás do balcão fracções da dívida pública que temos que refinanciar este ano? Recuando algumas semanas haverá pelo menos outro potencial interessado: o Brasil. E quanto à China ficaremos por aqui? E que tipo de reacções poderão estes “namoros” gerar?

Uma coisa é certa, não havendo razões para deitar foguetes, não deixa de ser interessante a sequência de notícias que têm surgido sobre Portugal com o tom adequado nos media internacionais, nas últimas horas. Primeiro os dados preliminares sobre o défice, depois a não confirmação do colapso com a colocação da dívida pública a um nível um pouco melhor do que o esperado (e a amplificação subsequente que gerou ao nível da difusão da informação sobre o bom comportamento do défice em 2010), agora a confirmação de que uma parte da dívida foi colocada através de negociação directa junto da China, deixando-se em aberto a possibilidade de surgirem outros negócios do género.
Para já, ganha-se tempo. No início de Fevereiro teremos os dados finais do PIB de 2010 que, ao que tudo indica, deverão contribuir com mais boas notícias e mais alguma folga no apuramento do défice. Pela mesma altura deveremos ter também o valor final do défice de 2010 depois, provavelmente, novo leilão. Quanto à execução orçamental de 2011 e ao andamento económico só mesmo daqui a pelo menos dois/três meses poderemos começar a ter algo de minimamente robusto para analisar. Termos “comprado tempo” suficiente para chegar lá sem termos de mudar de estratégia?
Por falar de estratégia, entretanto, na Europa, nada de novo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *