Tabela de Alimentos disponibilizada online

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge disponibiliza na internet vasta informação sobre as características de centenas de alimentos. Na página da Tabela de Alimentos poderá tirar teimas sobre a composição dos alimentos, o acervo é impressionante.
Proteínas, Gordura, Hidratos de carbono, Ácidos orgânicos, Álcool, enfim, tudo o que pode precisar de saber para definir ou respeitar uma dieta equilibrada. Esta informação recolhida é também utilizada, entre outros, para definir um cabaz alimentar que garanta a subsistência, sendo possível, em coordenação com outros institutos que recolhem informação de preços (como o INE) definir um valor monetário, acima do qual se poderá ultrapassar uma situação de inidgência absoluta em termos alimentares.

Eis alguns detalhes do processo de recolha de dados:

“(…) A maioria dos alimentos estudados foi adquirida em lojas, supermercados e mercados de diversas regiões do país, principalmente nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Para a maior parte dos alimentos foram analisadas no mínimo cinco amostras, pelo menos para alguns dos nutrientes.

Todos os componentes são referidos a 100 g de alimento edível, com excepção das bebidas alcoólicas em que os nutrientes são referidos a 100 ml.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *