Ginásios não descem mensalidades com queda do IVA

Tanto na caixa de comentários do artigo “Costuma ir ao Ginásio? Esta notícia interessa-lhe” como no tópico do fórum sobre o tema sucedem-se os testemunhos dos mais variados frequentadores dos mais variados ginásios indicando que estes não estão a passar a descida do IVA de 21% para 5% para o preço das mensalidades.

Justificações como “avultados investimentos futuros” bem como “quando o preço do pão sobe 30% também ninguém reclama” estão entre o “troco” que os responsáveis pelos ginásio oferecem aos seus clientes quando estes pedem explicações. Chegou até a haver um ginásio que já tendo recebido o valor correspondente ao trimestre onde havia cobrado IVA a 21%, perante a interpelação do cliente, disponibilizou-se a corrigir a taxa de IVA para 5% mas mantendo o valor a cobrar.

A Deco está a receber reclamações diversas. Até ontem relativas apenas ao Holmes Place (ainda que segundo apurei este ginásio já estivesse de facto a cobrar apenas 5%). Recomendam que os clientes interpelem os ginásios e que lhes dêem conhecimento de situações de abuso. Ao aparentemente agirem de forma concertada, os ginásios deixam na prática pouca margem de acção os clientes. Não faço ideia se haverá algo predefinido na lei fiscal que possa ser feito mas pelo menos reclamar e “tentar” outros ginásios para que não façam o mesmo de modo a captarem os clientes descontentes é uma opção. Outra é arranjar alternativas aos ginásios para a prática desportiva. Parece evidente que se trata de uma indústria repleta de exploradores sem escrúpulos. Pelo menos é a imagem que estão a passar.

97 comentários sobre “Ginásios não descem mensalidades com queda do IVA

  1. Gostaria de perguntar ao senhor Deodato (pelo nome acho que é o senhor do HP da Defensores de Chaves, se não for, peço desculpa pela confusão, mas o que se segue continua válido) onde é que aplicaram o dinheiro que me cobraram indevidamente durante todo o ano de 2007. Quando fui buscar uma cartinha de esclarecimento com o título: “A TAXA DE IVA NÃO BAIXOU EM 2008”, deparei-me com uma frase interessante (o facto de pagar aulas de grupo, sem me ter sido avisado a tempo, e sem que haja as ditas à hora a que eu vou ao HP também não deixa de ter a sua piada) que passo a reproduzir: “Em 2007 e 2008, a Holmes Place desenvolve um vultuoso investimento adicional na melhoria e actualização dos seus recursos humanos, instalações e equipamentos”. Depois de ler isso, perguntei-me: “Instalações e equipamentos?!” Onde, se quase metade dos duches estão fora de serviço? Se já tenho tomado banho de água fria? Se já nem um simples aromatizador têm na retrete, notando-se, por vezes quando se lá entra, aquele cheiro a matéria fermentada? Será que sou muito azarento e tudo o que uso está pior do que há 2 anos quando entrei, ou aquela carta é uma colectânea de habilidades/falsidades/mentiras/etc ? Fico à espera do esclarecimento. Obrigado.

  2. Peço desculpa ao senhor Deodato por tê-lo incluído no meu comentário anterior, mas é que quando vi o seu nome, lembrei-me logo do nome de um dos directores do HP da Defensores de Chaves, e já nem tive o cuidado de ler o seu comentário; agora que o li cheguei à conclusão que o senhor Deodato presente neste site deve ser apenas mais cliente enganado como eu. Fica aqui o pedido de desculpas ao senhor Deodato.

    Quanto ao que expus acerca do HP da Defensores de Chaves, ainda hoje lá fui e verifiquei que continua tudo como eu descrevi ontem.

    Cumprimentos a todos, e “bom treino” 🙂

  3. Acho que nos estamos a esquecer de uma coisa, a prática da actividade fisica é muito mais importante que 4 ou 5 euros.
    Quando assinámos o acordo com o Holmes Place, já estávamos com noção dos valores que nos iam retirar mensalmente, e a mim até me avisaram que estava sujeito à inflacção por cada ano civil.
    Ando no Holmes Place, por causa do SERVIÇO, das INSTALAÇÕES, que é tudo excepcional diga-se de passagem, e porque faz bem praticar exercicio fisico à minha saúde, que é MUITO mais importante do que 4 ou 5 euros!!
    Abraço e vivam a vida com saúde!

    NOTA DA ADMINISTRAÇÃO DO SITE: O Hugo editou este comentário a partir de um servidor do Holmes Place: IP: 195.22.28.2 , gw.holmesplace.pt

  4. Provavelmente o senhor Hugo não estava à espera que fosse possível detectar a proveniência do seu comentário, não é? Assim sendo, penso que não é preciso eu dizer mais nada acerca do seu comentário.
    Abraços e bom treino.

  5. Incrível a falta de seriedade de algumas pessoas associadas ao HP! Admitam que erraram, corrijam e voltem a conquistar a boa imagem que já tiveram. Humildade é uma qualidade só ao alcance de alguns. Abraços e Sejam Felizes com Desporto.

  6. Estimados clientes/sócios do Holmes Place,
    fiquem atentos às vossas caixas de correio,
    porque deverão estar a receber uma carta do CEO do Holmes Place Iberia.

    Imaginem que agora o senhor resolveu pedir desculpa pelo esclarecimento tardio
    (mais de 1 ano depois de ter começado o usar o nosso dinheiro para o que bem lhe apeteceu),
    agora que quando fazemos uma pesquisa por “Holmes Place” no google.pt, as 4ª, 5ª, 6ª e 7ª entrada
    são QUEIXAS/ALERTAS para os esquemas que HP usa para nos ir ao bolso todos os meses a partir do momento
    em que assinamos o contrato, agora já gastou o nosso dinheiro, e não foi em melhorias em instalações
    (pelo menos no meu HP), nem em aulas de grupo, porque não as têm para oferecer quando lá vou,
    agora ele acha que está na altura de prestar esclarecimentos.
    Honra lhe seja feita, o senhor começou mesmo a abrir-se connosco.
    Imaginem que ele confidencia-nos que a estratégia não foi, de todo, oferecer aos sócios um preço mais
    baixo correspondente à descida do IVA. Disso já nós sabíamos, para enfim ele confessou.
    No entanto ainda falta reconhecer que nem todos os ginásios da HP fizeram os tais investimentos em
    instalações de que ele fala (talvez quando o google.pt for ainda mais desfavorável ele confesse).
    A parte final da 1ª página, imaginem, é o choradindo, o senhor fala do “destaque” desmedido que os meios
    de comunicação têm dado à HP (pessoalmente, estranho é que esta conduta ainda não tenha tido o destaque
    televisivo que merecia). Diz ainda o senhor que resolveram não se envolver em polémicas
    (será por não terem nada minimimente aceitável que suporte as suas decisões? Talvez.).
    Finalmente, o senhor faz mais uma confissão, a ginástica em grupo a partir de agora será incluida na
    mensalidade base. Portanto, meus amigos, é oficial: O Holmes Place confessou que aumenta as
    mensalidade 16%, muito acima da inflação, portanto.
    Uma pergunta para as entidades fiscais: Como é que se permite ao HP pagar 5% de IVA, antes de essa lei
    sair em Diário da República? Sim porque a lei saíu este ano, certo?
    Por que motivo andou a Holmes Place cerca de 1 ano a pagar menos 16% de IVA do que o suposto?

    Cumprimentos, e BOM TREINO

  7. Em relação ao IVA existe é um Ofício Circular das Finanças, penso que do final de 2006, onde se faz uma interpretação da Lei que permite que aos serviços desportivos dos Health Clubs apenas seja aplicada uma taxa de 5% de IVA. No caso do HP esta taxa foi aplicada a partir de Fevereiro de 2007 mas mantiveram o preço final cobrado aos sócios, pelo que na realidade se tratou de um aumento de 16% nos serviços prestados, sem qualquer aviso aos sócios como teria de ter sido feito ( a maiorida de nós apenas veio a perceber o aumento efectuado em Janeiro deste ano).

    Portanto do ponto de vista das Finanças (IVA) o HP está legal. Foi / é um abuso e não está legal é para com os seus sócios pois deveria notificado com a devida antecedência o aumento da prestação de serviços (que encapotadamente mas efectivamente se deu) conforme se obriga o HP nos contratos celebrados com os sócios, tanto mais que já tinha procedido ao aumento automático anual em Janeiro e que, também como está no contrato, tem de estar relaccionado com a taxa de inflação.

    Em tudo o restante concordo com as observações do Sérgio em relação à carta circular do CEO do HP.

    Carlos Emílio

  8. Decidi de uma vêz por todas deixar de pactuar com empresas que julgam poder fazêr o que bem lhes apetece com os seus clientes.

    Já cancelei a minha inscrição.

  9. Sou cliente do Holmes Place Aveiro.

    Se acham que devem mudar de ginásio, então mudem… Está tudo igual nos outros… Não conheço nenhum ginásio que tenha descido a mensalidade e mantido a qualidade e serviços que oferecia!!! Ao trocarem um Health Club por um ginásio inferior, são capazes de ter uma mensalidade inferior. Só não são garantidas as excelentes condições de qualidade, higiéne e profissionalismo.

    Não estou aqui a defender o HP, mas é triste ver pessoas que escolheram frequentar um Health Club com designação Premium, e agora querem preços praticados por ginásios de bairro!

    Claro que não gostei do aumento que foi feito… deveria de ter sido mais clara a posição do HP Ibéria! Acho que todos temos direito a pedir explicações e acho que deve ser dado um devido pedido de desculpas com opção de continuar ou não a frequentar o clube, podendo anular o contrato sem custos envolvidos! E sabem que mais? Se isso acontecer, acredito que a maioria esmagadora continuará no clube, porque estamos todos no mesmo barco em busca de saúde! Se eu pago para frequentar um dos melhores clubes do Mundo, como poderia pagar o mesmo que se paga num ginásio de bairro? É só pensar…

    O simples facto de limparem os estúdios após cada aula, bicicletas de RPM após cada aula, limpeza dos balneários constante e diária, espaços amplos, gel de banho, cremes hidratantes, secadores, secador do fato de banho, shampoo, qualidade das máquinas e profissionalismo de todo o staff, entre outras coisas, faz-me continuar no CLUBE que eu escolhi para frequentar!!
    Como seria possível ter esta qualidade, por exemplo, a €50 mensais com modalidade de 7 vezes por semana?!? (Este é o preço médio praticado por outros ginásios de qualidade mais baixa, em relação ao Holmes)

    Eu acho que todos deviam mostrar o seu descontentamento sim, mas agora neste momento é engraçado aplicar o velho ditado: “Zangam-se as comadres, sabem-se as verdades!”. Qualquer coisinha é mau… o Holmes é mau por isto e por aquilo…. Mas na altura de entrarem no clube, lerem o contrato e visitarem as instalações não reclamaram! Nem pelo preço!!! E porquê? Porque achavam adequado à qualidade do clube… Ora para manter essa qualidade, é preciso… pagar!!

    Volto a referir que não sou a favor da atitude face à descida do IVA e aumento da mensalidade, acho até que deviam ser tomadas medidas… mas mais pacíficas!! Agora falar mal de um sitio onde estão por livre vontade….
    Neste momento, enquanto não se resolvem os problemas, acho que todos deveriam fazer aquilo para que estam a pagar!! Treinar e promover a saúde de cada um!! Acreditem que se treinarem com alguma regularidade verão os resultados obtidos… e facilmente compreenderão que vale cada cêntimo investido na nossa qualidade de vida. Falo por experiência própria. Através destes poucos meses no Holmes Aveiro (desde Novembro de 2007) e com a minha dedicação, pude observar resultados bastante positivos. E não sou o único a passar por essa experiência no Holmes Place Aveiro.
    Foi devido a essa melhoria e resultados visíveis que decidi por livre vontade aderir ao TOP24!

    O verdadeiro “tuga” é mesmo assim lol lol… um reclama e vai tudo atrás!! Eu antes de dar a minha opinião coloquei todos os factos na balança: (qualidade, higiéne e resultados) VS (preço). E sabem que mais? Vale a pena…

    PS. Mais uma vez repito que nada tenho com o Holmes Place, a não ser o meu contrato de TOP24 e um compromisso entre o meu PT e eu: alcançar os meus objectivos!!

  10. GINASIO DANCE,etc.

    Este belo ginásio, no mês de Março, fez-nos o FAVOR de reducir a mensalidade do Iva:
    Pagava 62€ e com a redução iria pagar 60€, é só a partir de Março (e já tinha pago o mes de Junho adiantado)
    1- A lei entrou em vigor em Janeiro 2008
    2 – Para um valor de 62€ a redução de 21% para 5% daría o valor mensal de 53.80€.
    3- Este ginásio mete ao bolso, com cada uma de nós, mais 8€ por mês (não os dá ao estado)
    4- Pedí o livro de reclamações e já efectuei a mesma, que está em analise, mas se eles trabalharem como todos os organismos públicos, só terei resposta lá para o ano 2010….
    5- A resposta da dona do ginásio (de boca claro) foi que só duas “princesas” tinhamos reclamado.
    ABRAM OS OLHOS!!! RECLAMEM! que estamos no nosso direito.

  11. O Ginásio Holmes tem qualidade e a mesma tem de se pagar.Aderi ao Top 24 e estou agradado com a higiene,edificio espectacular de raiz em braga,com vistas sobre a cidade.A relação qualidade/preço é óptima,69 euros.Ficaria muito mais caro com treinador pessoal,pois propuseram-me um treino semanal com o mesmo por 227 euros mensais.Não aceitei, pois tenho um grande passado desportivo e um bom cabedal,e treino bem sózinho.
    Mas tenho a dizer-vos que aqui em braga existiu uma grande aderencia ao treinador pessoal em pessoas de mais idade,45 em diante.Braga não é uma cidade de tesos.E ginásios é para quem tem dinheiro,não é para choradinhos,por mais euro menos euro.Senão anda-se na rua ou corre-se na mesma.Fi-lo por volta de trinta anos,atetismo no duro na estrada,competindo em tuto que é sitio.

  12. Vou ser bruto:

    Ha aqui quem diga que a despeito de praticas criticáveis as decisões do HP
    devem ser apoiadas porque são um bom espaço, têm também de ganhar, todos fazem,
    quem quer exercício em tal espaço não se deve importar com uns quantos euros, etc.

    Eu opino que a lei é para cumprir, sem falhas, sem contemplações, sem perdão.
    Quem quer quer um negócio deve fazê-lo na estrita observância da lei, e que se
    não o pode fazer, deve fechar portas ou fecharem-nas por ele, se necessário com
    consequências legais pesadas.

    SE for um facto juridicamente provado que o Holmes Place andou a defraudar
    conscientemente os clientes, ou a fazer qualquer outra falcatrua, nem que seja
    de um cêntimo, deve ser punido ao máximo permitido pela lei para o montante
    que tenha posto ao bolso, e número de pessoas lesadas.

    As pessoas que defendem o HP, ou são colaboradores, amiguinhos ou então
    egoístas. De qualquer das formas devem ser pessoas sem escrúpulos nos dia a
    dia, para acharem bem certas coisas, o tipo de pessoa com quem nenhuma pessoa
    honrada deve ter negócios, ou ajudar (excepto através de um bom par de pontapés nos dentes).

  13. A propósito da baixa da taxa do IVA nos ginásios, quero informar de que já fui integralmente ressarcido dos valores que o ginásio onde ando me cobrou indevidamente. Uma vez que o ginásio em questão não quis dar ouvidos às legítimas reclamações que lhe dirigi a propósito de uma prática inqualificável, o que fiz para por cobro à situação foi tão simples quanto isto: apresentei a situação a um Julgado de Paz.
    Esta solução não representou qualquer tipo de custo financeiro, pois não só a acção está isenta de custas judiciais como dispensa a contratação de advogado. Fiz um pequeno articulado a descrever a situação e entreguei-o no Julgado de Paz. E o resultado, no caso a sentença, foi o que era esperado: uma vez que havia um contrato de adesão, o ginásio não podia ter alterado o preço dos serviços unilateralmente. Ao manter o preço final das mensalidades/anuidade depois da taxa de IVA ter reduzido de 21% para 5%, isso significa que houve um aumento do preço da prestação de serviços sem acordo da outyra parte. Como tal, isso representa uma violação do contrato pelo que o ginásio é obrigado a devolver todos os diferenciasi decorrentes da redução da taxa de IVA.
    Espero que esta informação seja útil para todos aqueles que queiram agir no sentido de reaver algo que lhes pertence, mas sobretudo de cumprirem o seu dever de cidadania.

  14. Boas a todos, e como proprietario de um ginasio, apenas gostaria de dizer que nem todos são “tubaroes” como foi dito ai em cima, e que ao contrario do que possam pensar existiu muita fiscalização a esse respeito, mas como sempre, apenas de ginasios pequenos/medios…Grupos milionarios como Solinca, Holmes Place, Virgin Active, parecem estar isentos de fiscalizações. Na altura de redução do iva os meu clientes viram isso reflectido nos recibos. Os clientes devem sempre reclamar quando algo nao esta bem, agora devem tambem informar-se antes de o fazer..PORQUE EXISTE MUITA GENTE SEM ESCRUPULOS, MAS NAO SOMOS TODOS IGUAIS.

  15. estou a pensar em me escrever no holmes place em cascais , alguem me pode informar quanto é a mensalidade , se fizer exercicios de muscolação e cardio-vascular 1 hora por dia de segunda a sexta feira quanto é que pago por mês?

  16. Olá,
    Precisa de um Empréstimo?
    Precisa de um Empréstimo pesonal?
    Precisa de um arranque de uma nova vida?
    Precisa de um Empréstimo para o seu negócio?
    Precisa de empréstimos garantidos e não garantidos?

    Em seguida, contacte o Sr. Rudi Hiber um certificado Empréstimo emprestador que pode lhe oferecer empréstimos vai este endereço: europeanfinance@live.com

    Você pode contatá-lo através telephon nubmer: +4470359 96848

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.