Amigos de Coorte

O texto mensal que escrevi para o Jornal de Negócios, hoje publicado, “Allons enfants de la patrie“, destina-se aos amigos de coorte* e não só. Versa sobre demografia e família. Eis um excerto:

” A demografia é como um navio porta-contentores carregado. Se nos limitamos a desacelerar quando o objectivo é parar, corremos o risco de levar meia cidade pela proa. Se, por outro lado, o que se pretende é inverter a marcha, a coisa só lá vai com os motores em marcha à ré e com o auxílio empenhado dos melhores rebocadores do porto.

É por isso que, mesmo estando a taxa de natalidade em queda a nível planetário, ainda teremos de conviver provavelmente com mais de meio século de crescimento populacional, em termos absolutos.

À nossa escala nacional temos outros problemas demográficos, mas o fenómeno é o mesmo: estamos também a lidar com um porta-contentores carregado. Não fora ainda conseguirmos captar mais imigrantes do que os emigrantes que continuamos a enviar por esse mundo fora e, no ano passado, fruto de um número de óbitos superior ao de nascimentos, o nosso cantinho teria mesmo ficado mais espaçoso. (…)”

* Uma coorte é um grupo de indivíduos que partilharam um determinado acontecimento num certo período temporal, como seja o grupo dos indivíduos nascido no mesmo ano ou quinquénio.

Um comentário

  1. Num texto muito interessante, expõe com clareza muito daquilo que penso sobre o assunto, e tive oportunidade de aflorar em post recent neste blog.

    Acresce agora dizer que as questões demográficas por terem uma componente substancialmente visível no longo-prazo, são normalmente menosprezdas pelas medidas dos executivos confinados a 4 ou 8 anos de governação.

    Além do mais, pela sua importância, tais questões deviam mercecer uma discussão mais aprofundada e, algumas delas, um verdadeiro consenso alargado.

Deixar uma resposta