Acesso gratuito a cadernetas prediais de prédios rústicos via internet

Desde 2007 que é possível requerer e consultar gratuitamente as cadernetas prediais de prédios rústicos via internet.

 

Cadernetas prediais de prédios rústicos

O local de acesso à informação é o Portal das Finanças e o utilizador interessado pode chegar ao sítio desejado, onde será possível escolher o prédio que quer consultar, seguindo o seguinte caminho, dentro do Portal das Finanças:

 Início => Serviços => Prédios =>  Obter Caderneta Predia => Obter Comprovativo => IMI => Caderneta Predial.

Se clicar aqui e se autenticar no Portal também deverá funcionar, indo diretamente para o local de interesse.

No sítio da Direção Geral do Território (DGT) pode ainda efetuar a consulta das Secções Cadastrais do Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica.

A DGT destaca que:

“(…) disponibiliza gratuitamente a consulta das Secções Cadastrais, respeitantes aos concelhos que possuem Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica, em vigor. Seleccione o concelho, freguesia e secção que pretende visualizar. Estes dados encontram-se nas cadernetas prediais rústicas.”

 

Se esta opção não estiver disponível no concelho de interesse é oferecida uma outra alternativa, em concreto, na consulta das secções cadastrais.

Consulte aqui a informação mais recente sobre o registo predial e matricial gratuito e as novidades sobre o sistema de informação predial simplificada. Recorde-se que o registos se encontra ainda em construção e atualização permanente. No gráfico em baixo é possível obter uma visão da disponibilidade da informação à data em que revimos este artigo.

E talvez valha a pena visitar ainda o Predial Online.

Este artigo foi atualizado em 2020.

Tagged under:

4 Comentários

  • João Serra Responder

    Estes serviços on-line recolhem toda a informação possível e quem não está informado pode caír na rede e ficar a pagar taxas mínimas eternamente, para sustentar a voracidade fiscal, mesmo que tenha em dia toda a sua fiscalidade, ou seja, tudo o que for à rede é peixe. Parecem gratuitos mas saem caro, mesmo muito caro. E a actualização do sistema é feita pelos próprios utilizadores, diga-se informadores.
    O Povo Português tem pouca e-cultura mas muito e-gov.
    E para cúmulo, este e-gov mantém a colecta mínima, os pagamentos por conta e os especiais por conta, o que só prova que não está a e-governar nada, mas apenas a sacar, a todos em geral, desiludam-se aqueles que pensam que não vai chegar a sua vez.
    Avorreçe, como diria o Camões!

  • Antonio Chambel Responder

    Gostaria de saber onde posso consultar e imprimir copia da minha caderneta rustica. já tentei no site das declarações electronicas, mas não consegui localizar.
    obrigado

  • Francisco Fernandes Brás Responder

    Gostaria de saber onde posso consultar e imprimir copias das minhas cadernetas rusticas. já tentei no site das declarações electronicas, mas não consegui localizar.
    obrigado

  • Maria celeste Figueiredo Correia Responder

    Gostaria de saber como posso consultar os novos artigos prediais. Uma vez que houve a junção de freguesias. Como tal existem novos números.
    Obrigado

Deixar uma resposta