A Taxa de desemprego subiu ou desceu no 2º trimestre de 2007?

Tendo ouvido o ainda lider do PSD, Marques Mendes, acusando o Governo de ir por caminhos errados nas políticas de emprego, apresentando como prova o aumento da taxas de desemprego e ouvindo, pouco depois, a refutação por parte do Secretário de Estado  Pedro Marques que advoga ter-se registado  a melhor recuperação da taxa de desemprego dos últimos seis ou sete anos, resta perguntar quem esta a mentir. Certo? Talvez não.

Marques Mendes tem razão. Para todos os efeitos a taxa de desemprego no 2º trimestre de 2007 (7,9%) é maior do que a verificada há exactamente um ano (7,3%).

E Pedro Marques também tem razão quando diz que a taxa de desemprego caiu face ao 1º trimestre de 2007 (havia sido de 8,4%).  E terá razão ao sublinhar que a recuperação entre dois trimestre consecutivos foi particularmente intensa – a mais importante em vários anos. Aliás é essa maior intensidade que lhe vale, pois a recuperação do 1º para o 2º trimestre pode pura e simplesmente ocorrer todos os anos por efeitos sazonais como o próprio reconhece.

Tem então ambos razão?  Eu diria que Marques Mendes tem hoje razão para destacar que estamos pior do que há um ano e Pedro Marques talvez venha a ter razão no futuro pois a menter-se a capacidade de recuperação ocorrida neste trimestre, em breve haverá contágio do indicador que compara taxas de variação homólogas. A Pedro Marques sobra portanto um SE a mais. Que o tempo esteja do lado dele é o que quem quer ter menos concidadãos em dificuldades pode desejar. Haja Economia e que a tendência futura confirme os bons indícios do presente.

Um comentário sobre “A Taxa de desemprego subiu ou desceu no 2º trimestre de 2007?

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.