Simulador de PPR de Fundos de Investimento – qual é o melhor? (II/II)

[wp_ad_camp_1]

Na sequência do artigo da semana passada,”Qual é o melhor PPR – Simuladores para PPR (I/II)“, onde se abordava o simulador de PPR que são Seguros de Vida, hoje apresenta-se um outro simulador, igualmente gerido por um regulador, mas desta feita pela CMVM, centrado nos PPR que são Fundos de Investimento. No seu sítio a CMVM disponibiliza um simulador genérico sobre Fundos de Investimento (a que também chama “organismo de investimento colectivo”) onde apresenta, após alguma informação pedida ao utente, para o Fundo que se quer analisar, dados como:

  • Comissão de Subscrição;
  • Taxa Global de Custos;
  • Comissão de Resgate.

Permite-se ainda comparar vários fundos. Mas como se pode chegar aos PPR? Logo no início do simulador, quando é perguntado que fundo quer simular, se escrever apenas “PPR” na caixa de selecção surgir-lhe-ão os nomes dos 14 Fundos de Investimento que são PPR. Perante esta listagem poderá efectuar as simulações e comparações que entender. Naturalmente, se souber de antemão o nome do fundo que lhe interesse pode dispensar este passo. Infelizmente este simulador não dá indicações sobre as rentabilidades passadas mas faz a pedagogia de simular qual o peso dos custos inerentes ao Fundo para o cenário de rentabilidade esperada que o utente projecta vir a obter. E além disso, como se sabe, rentabilidades passadas não dão qualquer garantia de rentabilidades futuras.

Os custos com comissões são um dos aspectis mais relevantes para condicionar a rentabilidade líquidas dos fundos, por isso, não desvalorize algum investimento de tempo numa comparação. Bons negócios!

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos: