A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) informa sobre os reembolsos do IRS 2024 que estão a ser pagos em 12,8 dias, em média. É pelo menos esta a realidade apurada para os cerca de 2 milhões de declarações de IRS já entregues desde o início de abril de 2024. Faltarão assim entregar cerca de 2/3 das declarações esperadas.
A expectativa para 2024 (rendimentos de 2023) é a de que os reembolsos sejam, em média, menores dado que as tabelas de retenção mensal na fonte foram revistas em 2023 de modo a reduzir o excesso de IRS cobrado aos contribuintes. Esta revisão das tabelas entregou mais rendimento mensal aos contribuintes – ou por outras, forçou os contribuintes a emprestarem menos dinheiro ao Estado em cada mês de 2023. Tem agora como reverso, uma redução daquilo que deverá ser o reembolso esperado.
Cerca de 205 mil contribuintes já receberam as respetivas notas de liquidação com direito a reembolso. O reembolso médio foi de €867, até ao momento.
Recorde-se que o IRS Automático só é remetido automaticamente no final do prazo da campanha de IRS. Se o contribuinte achar que tem reembolso a haver tem vantagem em confirmar a declaração e antecipar o seu envio dado que há obviamente uma relação entre o momento do envio da declaração e o momento do envio do reembolso.
Recordamos o Calendário de Entrega do IRS 2024.