Consumidores em 2024: não estavam tão otimistas desde 2022

Os resultados do inquérito de conjuntura aos consumidores relativo a março de 2024, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam que os consumidores não estavam tão otimistas desde fevereiro de 2022.

O valor agora registado resulta de uma progressiva melhoria iniciada em dezembro de 2023. Em baixo apresentamos algumas das justificações identificadas na análise realizada pelo INE que explicam este máximo local apurado em março de 2024.

O artigo conclui com a análise dos indicadores de confiança dos empresários dos vários setores de atividade da economia portuguesa atualmente sob análise mensal do INE. No essencial, constata-se que os empresários dos vários setores também revelam níveis mais elevados de confiança face ao passado recente.

Consumidores em 2024

O INE detalha os dados de março da seguinte forma:

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou entre dezembro e março, atingindo o valor mais elevado desde fevereiro de 2022.

A evolução do indicador em março resultou do contributo positivo de todas as componentes: perspetivas de evolução futura da situação económica do país, da realização de compras importantes por parte das famílias e da situação financeira do agregado familiar, assim como das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar.

O saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país aumentou nos últimos quatro meses, de forma significativa em dezembro, após ter diminuído entre julho e novembro.

O saldo das perspetivas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar também
aumentou nos últimos quatro meses, atingindo o valor mais elevado desde fevereiro de 2022.

O saldo das opiniões sobre a evolução passada dos preços diminuiu nos últimos dois meses, após ter aumentado em janeiro.

O saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços também diminuiu nos últimos dois meses, de forma significativa em março, depois do aumento expressivo observado em janeiro.

Consumidores em 2024
Fonte: INE

Empresas também estão mais otimistas

Já o indicador de clima económico que agrega as opiniões dos empresários dos vários setores de atividade tem vindo a registar um andamento mais errático e após uma queda em fevereiro de 2024, no mês de março, retomou as melhorias, refletindo maior confiança, tendo o setor dos Serviços funcionado como força motriz mais suficiente para compensar as ligeiras perdas de confianças registadas nos outros sectores.

Segundo o INE:

O indicador de clima económico aumentou em março, contrariando a redução observada no mês anterior.

Os indicadores de confiança aumentaram nos Serviços e, de forma ligeira, no Comércio, tendo diminuído moderadamente na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas.

Fonte: INE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *