Criar uma start-up pode ser uma experiência estimulante e gratificante, mas também tem o potencial de apresentar uma série de desafios.
Nesse sentido, a todos os que desejam estabelecer um negócio próspero a partir do zero, este artigo lista alguns dos obstáculos mais significativos que podem ser encontrados.
Preparado para tirar notas?
Os 4 principais desafios de criar uma start-up
Obter financiamento
A obtenção de financiamento suficiente é um dos desafios mais significativos que muitos empreendedores enfrentam quando tentam lançar um novo negócio, e é muitas vezes um dos desafios mais difíceis de ultrapassar.
Investir uma soma significativa de dinheiro para cobrir custos de arranque, nem sempre é fácil. No entanto, existem soluções para o conseguir. As principais são:
· Recorrer a planos específicos de instituições bancárias;
· Investidores de capital de risco ou business angels;
· Programas financeiros e iniciativas para empresários (IAPMEI).
Contudo, atrair a atenção destes investidores pode ser difícil, e em troca do seu investimento, eles podem exigir uma participação significativa no capital da empresa.
Consolidar uma estrutura organizacional
Financiamento obtido. E agora?
Leva tempo a construir uma equipa, definir questões burocráticas e arrancar com a operação, e muitas empresas lutam para conseguir esta sustentabilidade organizacional inicial.
Para superar este desafio, é importante ser engenhoso e encontrar formas de otimizar este processo. Isto pode envolver o outsourcing de certas tarefas, recorrer a serviços de contabilidade pensados para serem adequados a diversas fases de desenvolvimento dos projetos, definir organigramas de equipas, ou até mesmo delinear um plano de negócio detalhado para começar a operação.
Desenvolvimento e lançamento de um produto
Outro desafio significativo a enfrentar ao criar uma start-up é o desenvolvimento e lançamento de um novo produto ou serviço. Ainda que existam inúmeras ideias de negócio, nem todas são iguais, este processo pode ser difícil e demorado, especialmente para empresas em fase de arranque que carecem de recursos e experiência.
Uma forma de superar este desafio é criar um produto mínimo viável (MVP) que possa ser utilizado para testar o mercado e recolher feedback antes de investir no desenvolvimento futuro.
Escalar o negócio
Uma vez que a fase de arranque esteja pronta a ser ultrapassada, pode ser difícil escalar rapidamente o negócio e aumentar as receitas. Isto pode ser devido a fatores tais como falta de recursos, falta de experiência, ou dificuldade em marketing e aquisição de clientes.
Para superar este desafio, as start-ups podem procurar utilizar o marketing digital para alcançar um público mais vasto e criar um efeito viral.
Além disso, podem também procurar expandir a sua oferta de produtos ou entrar em novos mercados para impulsionar o crescimento.
Com efeito, fica claro que criar uma start-up pode ser um verdadeiro desafio, no entanto, é um processo de aprendizagem e crescimento para todos os envolvidos.