Digital

Como resolver problemas com a bateria de um Macbook

Apesar de serem equipamentos robustos e com componentes de excelente qualidade, os Macbooks não estão, infelizmente, livres de eventuais problemas de hardware. Um desses problemas é precisamente a duração da bateria que, com o passar do tempo, vai perdendo a autonomia que tinha inicialmente.

Neste artigo, indicamos a forma mais básica de diagnosticar a bateria de um Macbook, de resolver problemas e saber quando esta precisa de ser substituída. E claro, poderá explorar mais correções possíveis para problemas com a bateria para além das aqui apresentadas.

Diagnóstico da bateria do Macbook

Os Macbooks monitorizam constantemente a saúde da sua bateria. Uma forma muito rápida de verificar o estado atual da bateria do seu Macbook é manter pressionada a tecla Option e clicar no ícone da bateria que está localizado no canto superior direito da área de trabalho. No menu que surge, verá uma das quatro mensagens de estado da bateria que indicará se há algum problema com o seu Macbook:

  • Normal: a bateria está a funcionar normalmente.
  • Substituir brevemente: apesar de estar a funcionar normalmente, a bateria apresenta uma menor capacidade de carga relativamente aquando era nova.
  • Substituir agora: a bateria do seu Macbook está com uma capacidade de carga extremamente reduzida. No entanto, não é urgente a sua substituição, pelo que pode continuar a usá-la sem que isso cause danos ao computador.
  • Reparar a bateria: a bateria está significativamente danificada, é provável que a sua duração seja zero, e é possível que venha a ter problemas mais graves.

Também pode recorrer a aplicações de terceiros para diagnosticar a bateria de um Macbook. Existem diversas apps com essa finalidade, que analisam o estado de saúde e a autonomia da bateria.

No entanto, se o diagnóstico indicar que a bateria funciona normalmente, mas o seu Macbook se desliga sem motivo aparente, então provavelmente a falha requer a reparação da motherboard ou a substituição do sistema de arrefecimento do Macbook.

Como evitar o mau desempenho da bateria do Macbook

Algumas ações que pode tomar para melhorar o uso da bateria são:

  • Reduzir o brilho do ecrã;
  • Desligar o bluetooth;
  • Reduzir a luminosidade do ecrã;
  • Interromper a execução das aplicações que não estão a ser utilizadas;
  • Desligar periféricos que não necessite (como ratos ou teclados externos, pen drives, discos externos, etc);
  • Desligar a retroiluminação do teclado.

Quando proceder à substituição da bateria?

Antes de avançar com a compra de uma nova bateria, é aconselhável reiniciar o SMC (System Management Controller) para repor as configurações de hardware aos valores padrão e forçar o MacBook a reavaliar a bateria desde o início. Isto irá eliminar a possibilidade de um falso alerta. Se a leitura se mantiver, é aconselhável proceder à substituição da bateria do MacBook.

Posso substituir a bateria pessoalmente?

Muitos problemas do Macbook podem ser reparados por si mesmo se tiver as ferramentas certas e os conhecimentos necessários. O mesmo se aplica no caso de substituição da bateria. Se não souber ao certo o que fazer, o ideal será recorrer a um Centro de assistência autorizado Apple, a um Centro de assistência independente que utilize peças genuínas ou a uma Apple Store.

Deixar uma resposta