A subsídio parental alargado pode ser pedido online através do Portal da Segurança Social, o Segurança Social Direta, desde janeiro de 2020.
Para poder usar este e outros serviços já disponíveis no Segurança Social Direta terá que ter um registo ativo. Saiba aqui Como Obter ou Recuperar a Senha de Acesso à Segurança Social Direta.
Este novo serviço foi promovido no sítio da Segurança Social tendo sido também divulgado um Guia Prático sobre a medida de apoio em questão.
Subsídio parental alargado
Informação da Segurança Social:
“Este subsídio, visa permitir o prolongamento da parentalidade, com a possibilidade de alargar até três meses o tempo de assistência ao filho por qualquer um dos pais, ou ambos.
Na Segurança Social Direta é ainda possível pedir os seguintes benefícios:
- Subsídio parental Inicial 120/150 dias
- Períodos exclusivos do pai:
- 5 dias obrigatórios ao seguir ao parto
- 10 dias obrigatórios no primeiro mês
- 10 dias facultativos
- Subsídio por Risco Clínico, Interrupção da Gravidez e Riscos Específicos
Estas medidas integram-se na estratégia de reformulação do atual sistema de proteção social na parentalidade, tendo em vista os objetivos de desmaterialização, simplificação, transparência e automação de processos, através a utilização da nova plataforma da Segurança Social Direta.
Esta medida, está enquadrada na estratégia de modernização da “Segurança Social Consigo” e integra o Simplex 2018+.”
Eis um vídeo de um minuto sobre este tema.
Essa opção já existe desde 2014 (subsídio parental alargado) disponível no site da SS.
Marta, tomámos por boa a informação da SS de 24 de janeiro: “No âmbito da medida de modernização administrativa da Segurança Social “Parentalidade + Simples”, passa a ser possível pedir na Segurança Social Direta o subsídio parental alargado. “