Como pode a tecnologia ajudar na saúde da tesouraria de uma empresa?

A tecnologia representa um papel crucial na vida pessoal e profissional de, praticamente, toda a gente. Mas como pode a tecnologia ajudar na gestão da tesouraria e, consequentemente, na própria saúde financeira de uma empresa?

A resposta a essa questão é simples: a utilização de um software de gestão.

O mercado destes produtos é particularmente competitivo e tem vindo a originar soluções inovadoras, que procuram acrescentar valor à própria gestão das empresas, oferecendo serviços complementares, ao nível da faturação, opções de pagamento, acompanhamento da liquidez e da própria gestão operacional do negócio.

 

Os melhores software de gestão de tesouraria procuram responder a perguntas como:

 

  • Como não perder o controlo das responsabilidades e dos créditos por cobrar, quando um negócio começa a ganhar escala e complexidade?
  • Como facilitar a vida aos clientes, disponibilizando-lhes os meios de pagamento mais eficientes e menos onerosos em termos processuais?
  • Como encontrar padrões relevantes na própria informação financeira da empresa, sem ter de arcar com um elevado investimento em analistas?
  • Como aceder facilmente a toda a informação crítica do negócio em qualquer local e a qualquer hora?

 

Controlar a gestão para melhorar a saúde financeira dos negócios

É com recurso a um software de gestão que vários negócios têm a capacidade de sobreviver e ultrapassar os obstáculos que se colocam pelo caminho. Muitas desses obstáculos surgem com a incapacidade de responder a estas questões, sem recurso a tecnologias de apoio.

Mas terá sido ao tentar responder a estes e outros desafios semelhantes que a PRIMAVERA BSS lançou, em 2017, o Jasmin Software. Esta solução de gestão cloud, desenvolvida para empreendedores e pequenas e médias empresas, destaca-se, desde logo, por ser de utilização gratuita durante o primeiro ano*.

 

Esta solução oferece tecnologia aliada à gestão

O Jasmin tem vindo a conhecer melhorias e tem recebido capacidades adicionais. Atualmente, utiliza mecanismos de Inteligência Artificial e Machine Learning, que aumentam a produtividade e ajudam a tomar decisões baseadas na sua componente mais preditiva.

A solução pode caracterizar-se por ser uma ferramenta de gestão integrada, que é um verdadeiro suporte aos empreendedores. Conseguem, assim, controlar todo o negócio numa só ferramenta e ter acesso a toda a informação sem muito esforço – o Jasmin tem um dashboard com toda a informação (seja em gráficos, seja em números absolutos) dos principais KPI de gestão, permitindo ver a evolução ao longo do tempo, bem com a previsão para o futuro; e tem também os alertas e insights de negócio personalizados para cada negócio e situação.

 

Além disso, tem todas as ferramentas para que o dia a dia do empresário seja mais fácil:

A faturação: permite faturar a qualquer hora e usando qualquer dispositivo com ligação à internet (sem limite de documentos). O Jasmin cumpre com todos os requisitos definidos pela Autoridade Tributária em termos de faturação e reporte fiscal.

As despesas: funciona com um registo inteligente das despesas. Através de uma fotografia, o Jasmin lança automaticamente as mesmas. E permite o controlo dos vários tipos de despesas por períodos;

O inventário: permite fazer a gestão integrada de compras e respetivo inventário, sendo aplicável a múltiplos armazéns;

A tesouraria: onde a cobrança pode ser automatizada, respeitando os parâmetros que melhor servirem os objetivos da empresa e onde o controlo das contas correntes é feito de forma simples e integrada;

O dashboard: dá-lhe, de forma imediata e formatada aos seus interesses, uma imagem em tempo real do desempenho atual do seu negócio, bem como uma projeção futura, após a análise, com auxílio da Inteligência Artificial, da sua informação de negócio;

E, finalmente, o sistema de pagamentos, que oferece alternativas de pagamento online aos seus clientes, melhorando a experiência do utilizador e potenciando  cobranças mais rápidas.

Simultaneamente, a solução oferece apoio técnico permanente – dentro do Jasmin, onde nenhuma dúvida fica por responder – e uma biblioteca de aprendizagem sobre a ferramenta.

 

Começar um negócio com a tesouraria debaixo de olho

O Jasmin permite-lhe, numa única ferramenta, acompanhar e antecipar a evolução da liquidez, gerir e proceder à faturação. Além disso, permite responder às responsabilidades administrativas, ao mesmo tempo que otimiza os custos com a estrutura tecnológica, recorrendo a serviços baseados na cloud.

Estas são algumas das funcionalidades que se podem encontrar no Jasmin, um bom candidato no apoio a uma nova empresa, mas também um recurso muito válido para a grande maioria das empresas do tecido empresarial português.

*  Ver detalhes e condições no sítio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *