Onde reinvestir os certificados do tesouro?

Está na hora de reinvestir o capital aplicado em certificados do tesouro? Por estes dias, finais de 2018, os primeiros subscritores dos certificados do tesouro poupança mais estão a começar a receber, nas suas contas bancárias, o dinheiro que emprestaram ao Estado há cinco ano. Esta devolução do capital é acompanhada de um juro líquido referente ao último ano de quase 5%.

Os certificados do tesouro poupança mais estão, assim, a atingir a maturidade, ou seja, a chegar ao final do prazo, momento em que o Estado tem que devolver o empréstimo.

 

Certificados do Tesouro – um bom negócio

Quem investiu neste produto estará, muito provavelmente, satisfeito com o saldo final pois à taxa de juro generosa prevista desde o primeiro dia, acabou por se juntar, no quarto e quinto ano de vigência do contrato, uma bonificação associada ao desempenho do PIB que levou a juro bruto a rondar os 7% nesses anos.

É impossível em 2018 encontrar um produto com risco tão baixo que remunere a estas taxas sendo que, justiça seja feita, quando o empréstimo ao Estado foi concedido em 2013, colocar dinheiro em dívida pública era percebido como muito mais arriscado do que hoje.

À medida que o capital é devolvido coloca-se, a muitos aforradores, a pergunta: E agora? O que fazer com o capital?

 

Os novos certificados do tesouro

Quando um certificado do tesouro chega à maturidade onde reinvestir o dinheiro? Dado que o risco percebido da economia portuguesa diminuiu e porque a crise internacional é coisa do passado*, hoje encontrar um produto com nível de risco comparável à dívida pública que ofereça taxas minimamente atrativas é extremamente difícil.

Ainda assim, observado o mercado (vejam-se por exemplo, os melhores depósitos a prazo) acabamos por chegar a uma resposta natural: reinvestir nos atuais certificados do tesouro poupança crescimento.

Os certificados do tesouro poupança crescimento existem desde outubro de 2017 e são os herdeiros dos anteriores que foram descontinuados pela mesma altura.

Este produto é parecido com o anterior ainda que tenha algumas diferenças fundamentais, desde logo o prazo que foi estendido para  sete anos. Por outro lado, as taxas são menos interessantes. A taxa média será de 1,39% (TANB) correspondendo às seguintes taxas anuais crescentes:

  • 1.º ano: 0,75%;
  • 2.º ano: 0,75%;
  • 3.º ano:  1,05%;
  • 4.º ano: 1,35%;
  • 5.º ano: 1,65%
  • 6.º ano: 1,95%
  • 7.º ano: 2,25%

Tal como nos anteriores certificados existirá um bónus associado ao desempenho do PIB, contudo, registaram-se duas alterações. Por um lado, o bónus surge logo a partir do segundo ano, por outro, é menos generoso pois será equivalente a 40% do crescimento médio real do PIB a preços de mercado nos últimos quatro trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros. Antes atingia os 80%, a partir do quarto e quinto ano.

Mas porque não escolher um depósito a prazo? A verdade é que “A taxa de juros dos certificados do tesouro é quase quatro vezes superior à taxa de juro média dos novos depósitos até um ano.” como se pode ler nesta análise que se mantém atual: “Taxa dos Certificados do Tesouro é quase 4 vezes superior à taxa média dos novos depósitos“.

Há contudo diferenças que podem, para alguns aforradores, tornar o depósito a prazo mais atrativos. Cada caso será um caso. O nosso conselho é que compare as características dos produtos e que avalie de acordo com o prazo que quer manter o investimento, entre outros.

Os certificados do tesouro poupança crescimento continua a não capitalizar juros (são pagos anualmente), a exigir uma poupança mínima de €1.000 e a não poder ser mobilizados nos primeiros 12 meses.

 

Então e os certificados de aforro?

Veja aqui quais as características dos certificados de aforro em distribuição: Série E dos Certificados de Aforro.

 

Onde subscrever?

A subscrição nova ou de reinvestimento em certificado do tesouro pode fazer-se no CTT, nas Lojas do Cidadão ou através da Aforro.net.

Bons negócios!

*A crise pode ter passado, mas a verdade é que os mercados continuam com assimetrias muito estranhas quando se comparam os atores no lado da procura e os do lado da oferta. Aquilo que parece uma recuperação tradicional depois da crise está longe de o ser.

7 comentários

    1. Ana pode encontrar mais detalhes aqui: https://economiafinancas.com/2017/serie-e-dos-certificados-de-aforro-proibe-movimentador-adicional/ e aqui https://melhoresdepositosaprazo.com/conheca-os-certificados-de-aforro-serie-e/

      Em todo o caso, como a Euribor a 3 meses ainda é negativa, a taxa de juro no primeiro ano é inferior a 1% pois uma parte do juro “comida” pela Euribor 3. Neste momento a taxa é de 0,683%. Contrariamente aos certificados do tesouro que exigem 12 meses de imobilização, os certificados de aforro podem ser mobilizados ao fim dos primeiros 3 meses.
      Nos certificados de Aforro, a taxa sobe um pouco com a permanência, somando aos 0,683% => os prémios de permanência abaixo indicados acrescerão à taxa base:
            – 0,5 % – do início do 2º ano ao final do 5º ano;
            – 1,0 % – do início do 6º ano ao final do 10º ano.

      1. Agradeço imenso a resposta
        Fiquei com dúvidas:
        1 – ´Os prémios de permanência são atribuidos anualmente? Por exemplo 0,5% início do 2º ano, mais 0,5% início do 3º ano…etc ou apenas uma vez…apenas no início do 2º ano ficando sempre essa taxa (juto + 0,5%) e depois no início do 6º ano sobe de novo (taxa +1%)?
        Tudo ponderado os Certificados do Tesouro ainda são uma melhor opção?
        Obrigada

        1. Apenas uma vez no 2º ano e depois no 6º ano. Ou seja, neste momento, a taxa de juro no 2º, 3º 4º e 5º ano seria de 1,183% (0,683%+0,5%) TANB, subindo para 1,683% TANB no 6º ano e seguintes (0,683%+1%).

  1. Dependerá sempre dos interesses do investidor Ana, pois as características são um pouco diferentes, mas são certamente muito competitivos.

  2. Bom dia,
    Tenho um OTRV2%30NOV 2021, actualmente e quando vou ver o extracto global aparece um valor superior ao investido, será a valorização????
    Quando nos devolvem o dinheiro investido porque não vem também a valorização???
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *