Empréstimos bancários mais baratos para as empresas – novembro 2017

Foram vários os tipos de novos empréstimos bancários às empresas que registaram uma descida significativa entre outubro e novembro de 2017.

 

Taxas de juro caiem mais nos grande empréstimos

Estes dados, divulgados pelos Banco Central Europeu e relativos a Portugal e aos restantes países da Zona Euro revelam que nos empréstimos de curta duração (até uma ano) a taxa média de juro caiu 0,27 pontos percentuais num único mês, fixando-se nos 2,58%.

Ainda assim, muito acima das exigidas para empréstimos comparáveis às empresas em Espanha (1,97%) e na Alemanha (1,32%). Em todo o caso, o diferencial reduziu-se.

A redução das taxas de juros dos novos empréstimos às empresas portuguesas prestados por bancos a operar me Portugal diminuiu de forma mais expressiva para empréstimos acima de 1 milhão de euros. De facto, a taxa média de juro para este tipo de novos empréstimos caiu de 2,37% em outubro de 2017 para 2,05% em novembro do mesmo ano. Uma queda de 0,32 pontos base que compara com uma queda de 0,24 pontos base (para 2,58%) que se registou para o conjunto global de todos os novos empréstimos às empresas contratados em novembro de 2017 por comparação com o mês anterior.

O prémio de risco cobrado às empresas portuguesas face às suas concorrentes na zona euro continua a ser um fator que, logo à cabeça, lhes retira competitividade mas tem vindo a diminuir.

 

Margem entre taxas de juro é mais do dobro que na Alemanha

Quando ao negócio bancário, a taxa de juro média para novos empréstimos em novembro de 2017 de 2,58% compara com uma taxa de juro média para novos depósitos a prazo no mesmo mês de 0,33% o que produz uma margem comercial de 2,25 pontos percentuais, margem essa que é mais do dobro da registada na Alemanha e 0,40 pontos percentuais acima da registada em Espanha.

Esta análise seguiu de perto a síntese estatística de conjuntura do GEE do Ministério das Economia que pode ser subscrita livremente

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.