Central de responsabilidade

O que é a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC)?

Saber o que é a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é uma pergunta que começa a surgir recorrentemente na nossa caixa de correio.

Artigo atualizado em novembro de 2018.
Para perceber um pouco melhor o que é e como funciona a CRC pode ler o Caderno nº5 do Banco de Portugal dedicado ao tema (cerca de 20 páginas) ou visualizar o vídeo de 3 minutos produzido pelo Banco de Portugal e que aqui reproduzimos.

Outra hipótese é consultar as perguntas frequentes presentes no Portal do Cliente Bancário ou informação no portal do Mediador do Crédito. Segundo o Mediador do Crédito:

A Central de Responsabilidades de Crédito [CRC] é uma base de dados, gerida pelo Banco de Portugal, que agrega toda a informação sobre as responsabilidades assumidas – efectivas (por exemplo, créditos contraídos) ou potenciais (por exemplo, fianças, avales, garantias bancárias, plafonds não utilizados de cartões de crédito) – relativamente ao crédito concedido a particulares e empresas, de valor igual ou superior a 50 €, relativas aos saldos em fim de cada mês. Quem remete a informação para a CRC são as Entidades Participantes (instituições que concedem crédito) nas quais os devedores (clientes) contraíram os créditos. A CRC, posteriormente, agrega essa informação por devedor.
Deste modo, a CRC não é uma “lista negra”, uma vez que todas as responsabilidades são comunicadas, independentemente de estarem em situação regular ou em incumprimento. (…)

Tendo sido comunicado um incumprimento por parte de uma entidade participante e o devedor tenha solicitado um financiamento a outra Instituição (ou tenha sido indicado como Avalista/Fiador por parte de outro devedor), poderá não lhe ser concedido crédito (ou não ser aceite como Avalista/Fiador) com base no incumprimento comunicado. Contudo, se o incumprimento tiver sido resolvido, uma vez que a informação agregada na CRC se reporta ao final de um mês, o devedor poderá obter, junto da entidade participante que comunicou o incumprimento, uma declaração de que a situação está regularizada.