Austeridade 2013: perante o cenário de agravamento do desemprego, de forte aumento da carga fiscal e de muito prováveis cortes nos apoios sociais, o fim da clausula de salvaguarda no aumento do IMI recentemente anunciado pelo governo poderá produzir situações dramáticas.
Na prática, o que foi decidido eliminará o amortecedor no aumento do IMI instituído na sequência da reavaliação de milhões de imóveis realizada já ao longo do corrente ano. Note-se que cerca de 70% dos portugueses são proprietário da casa própria.
Por outras palavras, quem viu a sua casa reavaliada em alta significativa terá sido recentemente (ou será em breve) notificado para efetuar o pagamento do novo valor do IMI, contudo, até aqui, o aumento do IMI estava limitado ao máximo dos seguintes dois valores:
- 75 € ou
- Um terço da diferença entre o novo valor de IMI a pagar e o IMI que se pagava em 2011.
Isto até que atingisse o valor real que resultasse da aplicação do novo valor patrimonial pela taxa de IMI aplicável – o que aconteceria obrigatoriamente até ao 3º ano, ou seja, até 2015.
Com o fim desta cláusula de salvaguarda o valor a pagar em 2013 será já a totalidade do imposto, ou seja, o valor que antes poderia ser apenas cobrado em 2015. Na prática poderá ocorrer um aumento do IMI em largas centenas de euros no espaço de um ano.
O que acontecerá a quem não tiver condições para cumprir com o pagamento e tenha como único património o imóvel?
Dação em pagamento por conta de IMI? Aguardemos pelo Orçamento do Estado de 2013 para se conhecerem os detalhes.
ADENDA: a pergunta dos jornalistas sobre o que aconteceria a quem tivesse de suportar o IMI mas tivesse baixos rendimentos, o ministério das finanças terá respondido que, nesses, casos, se manterá em vigor a cláusula de salvaguarda.
Para conhecer as novas medidas de austeridades passe por aqui: Austeridade 2013: IRS 2013 contará apenas com 5 novos escalões e subirá cerca de 35% num ano
BAIXEM, OS VOSSOS ORDENADOS E ACABEM, COM AS MORDOMIAS !
QUEM NÃO TEM DINHEIRO. NÃO TEM VÍCIOS !!!
INTELIGENTES CÉREBROS:
AUMENTAM:
-O VINHO, O TABACO, OS COMBUSTÍVEIS, AS PORTAGENS !LOGO, OS OUTROS, OS BURROS, DEIXAM DE CONSUMIR OU EVITAM, AO MÁXIMO, O SEU CONSUMO;
– OS IMPOSTOS NA RESTAURAÇÃO, COMERCIO LIVRE E NOUTROS OFÍCIOS E PRODUTOS, CRIAM O DESEMPREGO, O QUAL POR INERÊNCIA, DIMINUI, OS DESCONTOS E AUMENTA OS SUBSÍDIOS DE DESEMPREGO (ficando os desempregados, a ganhar, às nossas custas e a, NÃO FAZEREM NADA, PARA A PRODUTIVIDADE, DO PAÍS !!!
LINEARMENTE, NÃO É PRECISO, UM DR, PARA VER ISTO.
AO MENOS, BOM FIM DE SEMANA, COM ESTE TEMPO PRIMAVERIL