Futuro livro de Merkel: “How I Learned to Stop Worrying and Love the Eurobond”

A nossa sugestão de leitura de hoje remete para um artigo de opinião de ontem no português Jornal de Negócios. Mais uma vez recomendamos um artigo de João Pinto e Castro que traduz em boa medida aquilo que por aqui também pensamos. Façam o obséquio de ler “Notas do subterrâneo“. Um excerto:

 ” (…) . À chegada da recessão, no final de 2008, a Alemanha pediu solidariedade no combate à crise. Não estaria certo que alguns países se furtassem ao esforço colectivo beneficiando do sacrifício financeiro dos outros. Logo aqui, porém, a Alemanha pressionou todos os estados membros a introduzirem um subsídio temporário à aquisição de carros novos. Depois, violou as normas comunitárias ao conceder apoios directos à sua indústria automóvel. Finalmente, fez batota ao condicionar essas ajudas à garantia de que os fabricantes eliminariam postos de trabalho na Bélgica, em Inglaterra e em Espanha, mas não na própria Alemanha.

4. A grande viragem veio no princípio de 2010, quando, convicta de que, para ela, o pior já passara, a Alemanha proclamou o princípio “cada um por si” e declarou que cada estado deveria tratar de reequilibrar rapidamente as suas contas públicas sem contar com a ajuda dos restantes. A solidariedade implícita entre os países da Zona Euro fora definitivamente revogada e os mercados entenderam o que isso significava. Os juros das dívidas soberanas dos países mais fragilizados começaram de imediato a divergir dos da alemã. (…)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *