Baolsas europeias em forte queda (em particualr a Portuguesa), euro a desvalorizar significativamente contra principais moedas, taxas de juro da dívida pública de países como a Itália em forte alta. A crise dos países periféricos da zona euro parece estar a acabar e a ser substituida pela, há muito anunciada, crise da zona euro e da União Europeia.
Que mundo teremos amanhã? Entretanto sucedem-se as reuniões entre quem tem poder no seio da União Europeia e da Zona Euro.
Alguns artigos do momento:
- No Jornal de Negócios repetem-se títulos mudando-se protagonistas: “Espanha e Alemanha asseguram que Itália não é o país que se segue“
- No Diário Económico, os títulos passaram a escrever-se em maiúsculas… “PÂNICO NAS BOLSAS LEVA PSI 20 A AFUNDAR MAIS DE 4%” [entretanto já vai mais próximo dos 5%…]
- No Der Spigel “Debt Woes Mounting: EU Holds Crisis Meeting as Concern Grows Over Italy” e ainda o facto de o Euro estar, há meses, a ser usado como bode expiatório para muitas asneiras políticas pode fazer ricochete: “‘ Politician Like to Use the EU as a Scapegoat’“
- Entretanto, em Itália: “CHART OF THE DAY: ITALY CRASH“