A ler na íntegra “Economia mundial: agosto, o mês da “tempestade perfeita”?” de Jorge Nascimento Rodrigues no Expresso. Deixamos aqui um excerto curioso:
“(…) PIGS “R” US
O grande risco deste verão é que a convergência destas tendências negativas provoque o aparecimento de algum “cisne negro” ainda imprevisto.
Entretanto, o think tank francês de prospetiva LEAP, dirigido em Paris por Franck Biancheri, já avisou que entrámos numa segunda fase da crise em que a novidade agora é a “limpeza” do “lixo” acumulado nas dívidas soberanas, despoletada pela vaga de crises na zona euro mas que acabará por tocar os Estados Unidos e o Reino Unido.
E quando tocar esses dois santuários, a tempestade perfeita ter-se-á formado. Não serão milhares de milhares de euros em jogo mas biliões, diz o LEAP.
Foi o historiador inglês Niall Ferguson, radicado nos Estados Unidos, que sintetizou esta situação perante uma audiência americana escandalizada: “PIGS ‘R’ US”. E comentou que não usou esse título num artigo no Financial Times, pois o editor não concordaria.
Não tenho dinheiro