Actualização das rendas para 2009

[wp_ad_camp_1]

O coeficiente de actualização das rendas para 2009 deverá fixar-se nos 2,8% correspondendo assim à taxa de variação média anual do Índice de Preços no Consumidor apurada pelo INE no mês de Agosto de 2008.

Este número deverá ser oficializado em breve através num aviso que será publicado no Diário da República.

 

 

Assim, se multiplicar o valor actual da renda por 1,028, obterá a nova renda que poderá entrar em vigor a partir de Janeiro do próximo ano, à medida que os contratos de arrendamento habitacionais forem comemorando os respectivos aniversários (e se o inquilino tiver sido avisado do aumento com 30 dias de antecedência).

ADENDA (23 set 2008):

Poderá encontrar aqui o Aviso n.º 23786/2008 que confirma a informação já aqui indicada sobre o coeficiente de actualização dos diversos tipos de arrendamento para vigorar no ano civil de 2009

73 comentários sobre “Actualização das rendas para 2009

  1. Desculpem mas será que algém sabe ao certo quanto é que a renda aumentou ao certo? Deveremos aumentar quanto à quantia que pagamos?

  2. Tatiana,
    A renda deve aumentar 2,8 euros por cada 100 euros de renda.
    Renda nova = Renda antiga vezes 1,028.

  3. Agradeco a alguem responda.

    Tenho uma propriedade com uma area de + – 100m2 , onde vivem os meus tios (com mais de 70 anos) desde pelo menos 1963. Desde essa altura pagavam 50 escudos mensais e lhes era dado pelo meu pai na altura, recibos. Em 1982 eu, pela idade deles decidi nao continuar a aceitar os 50 escudos mensais e assim ficou ate o ano passado. Como estou ausente do pais, fui informada que tinham saido da casa para a casa do filho mas tudo o que e deles la ficou.

    A pergunta e: posso simplesmente pedir para retirar o que e deles tambem para a casa do filho ou derivado a idade e saude deles fazer-lo eu?
    O meu receio e que, coloquem netos e bisnetos la e depois retirar esses?

    Ana

  4. Agradeço a quem me responder.
    A minha mãe murou durante 2 anos numa casa com contrato e passado esse tempo mudou-se para outra do mesmo senhorio, a renda aumentou e o número da porta passou a ser outro. O senhorio disse que podia ficar com o mesmo contrato, o meu pai nunca se interessou mto. No ano passado o meu pai faleceu e agora a minha mãe ficou a pagar a mesma renda de 200€ mas recebe mto menos da segurança social por pensão de viuvez, são cerca de 150€ e com este valor tão baixo não faz IRS.
    Quem lhe paga a renda é o meu irmão que também lá vive. Fomos ás finanças e dizem-nos que o contrato que temos não é valido porque o número de porta agora é diferente e o valor de renda é maior.
    No mês passado a minha mãe falou com o senhorio para passar um contrato no nome do meu irmão visto que é ele que está a pagar a renda e daí pode meter os recibos no IRS.
    O senhorio disse que se a minha mãe quiser que ele faça um contrato só o passa em nome dela, no nome do meu irmão não o faz.
    Agora eu gostaria de saber se me conseguem dizer uma maneira de sendo o contrato passado no nome da minha mãe, como é que o meu irmão pode meter os recibos no IRS?
    Disseram-me que se o contrato for feito e ele constar como fiador pode ser que dê mas não me deram a certeza.
    Também não sei se agora as finanças exigem fiadores para celebrar os contratos porque se preposermos ao senhorio fazer o contrato com fiadores ele pode não querer.
    Já me fui tentar informar ás finanças mas dizem-me que não têm nada haver com o assunto, nós é que nos temos de resolver com o senhorio.
    Os senhorios não são obrigados a passar um contrato aos inclinos mal estes últimos se mudem para lá? Existe alguma punição se os senhorios não o fizerem a tempo e horas? Visto que a minha mãe mora naquela casa prai a 6 anos.

  5. comprei casa com loja por baixo, tudo um so artigo a loja jà estava alugada sem contrato
    desde 2004, ano que comprei, so aumentei uma vez em 2006, que aumento tenho agora direito a fazer?
    No caso de querer tomar conta da loja que devo fazer?
    obrigado jose
    jose.lopesalves@wanadoo.fr

  6. VISTO BEM AS DUAS PARTES, QUEM PAGA RENDA QUER POR POUCO, E QUEM A RECEBE QUER POR MUITO O PIOR É QUE TANTO O SENHORIO COMO O INQUELINO NÃO FAZEM CONTRATOS COMO DEVE SER. VISTO QUE UM NAO QUERE FAZER OBRAS E O OUTRO NAO SE ENCOMODA SE A CASA ESTA A CAIR.SE OLHAR-MOS PARA OS CONTRATOS QUE SÃO BEM FEITOS JA NÃO HAVIA TANTA TRAPALHADA NEM COLOCAVA-SE A QUESTÃO DOS AUMENTOS DAS RENDAS,PORQUE SE FIZER OBRAS AUMENTA O IMI MAS SE FIZER CALCULOS E ALUGAR PELO VALOR QUE A CASA PAGA AO ESTADO MAIS AS OBRAS,DE REMODELAÇÃO ISTO ÁTE VAI LÁ.(EXEMPLO OBRAS MAIS IMI AO ANO,4 MIL EUROS NO PRIMEIRO ANO,DURANTE 5 ANOS NÃO FAZ OBRAS, PARA ALUGAR POR 140 EURO NO FINAL DE 5 ANOS 8.400 EUROS MENOS O INVESTIMENTO AGORA QUEM QUER CULPAR O ESTADO)OBRIGADA A TODOS OS QUE PASSA BOAS INFORMACOES SOBRE A LEI E CALCULOS. HÁ MAS CADA CASA, É UM CASO VISTO CASO A CASO

  7. ESTE ÚLTIMO POST FOI ESCRITO POR UM ESTRAGEIRO?. SE FOI POR UM PORTUGUÊS É UM/A COMPLETO/A ANALFABETO/A.

  8. Acho muito bem , os senhorios queriam enriquecer à conta do otcário dos inquilinos.

  9. se ja pagamos um mes de cauçao,qual foi o meu espanto ao saber que querendo sair me estao a pedir 4 mezes de renda, se eles querem guerra vao ter ,primeiro estou a pedir o rendimento minimo ja tenho o papel de isento para nao pagar nada com a saude como consegui e facil vamos a um centro de toxico dependencia digam que teem problemas com drogas a partir dai e uma escalada ao que temos direito,desde dinheiro a um cabaz semanal da mesidericordia a sude de borla o que precisamos vamos ter com a assistente social e ate obras em casa pagam compram electodomesticos roupa problemas com a justiça nao se paga a advogados nem pagamos multas etc.conclusao deixei de trabalhar a minha mulher fez o mesmo, despesas com os filhos desde material escolar dentista etc tem tudo ,ainda tanto eu como a minha mulher trabalhamos sem fazer descontos olhem numca vivi tao bem apredam a lubridiar a lei pois e o que esta a dar.

  10. Emigrantes BOICOTEM REMESSAS ATË QUE O ESTADO PORTUGUÊS NOS DEVOLVA AS PROPRIEDADES.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.