A Martifer e as avaliações dos research bancários

Após vários dias a contar-se entre uma das acções mais martirizadas pelas recentes desvalorizações e alguns dias depois do BPI Research ter estimado uma valor por acção de 10,75 recomendando uma posição neutral (nem compra nem venda), surge hoje a avaliação do BES Research a apontar para um valor alvo de 13,4€ para daqui a 11 meses. A diferença entre as avaliações ronda os 25%. No Jornal de Negócios é deixado um sublinhado (negrito de minha autoria): 

"(…) A casa de investimento do BES, um dos banco colocadores da Martifer em bolsa (a empresa estreou-se no final de Junho), refere que a "Martifer tem um plano de investimento agressivo de 1,2 mil milhões de euros até 2010, essencialmente, em produção de energia através de recursos renováveis, o que levará a empresa para novos patamares" (…)".

Eu não consigo perceber como é possível tamanha divergência entre os dois bancos sem me cheirar a esturro… De caminho o que é certo é que hoje (às 12h11m) com o PSI 20 a subir 0,78% a Martifer vai subindo 3,3% (para os 10,63€) sendo uma das acções mais valorizadas do PSI Geral – praticamente só o BCP fica à frente (outro fenómeno do Entroncamento).

Uma última nota: o BES Research perspectiva um valor para a Martifer em Junho de 2008, 67,5% acima do valor com que foi admitida em bolsa. Uma autêntica galinha dos ovos de ouro. A sério.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *