Qual vai ser a inflação em 2008? (actualizado)

Ao 10º dia útil do mês de Janeiro, como é habitual em todos os meses, o INE divulgará o valor do Índice de Preços no Consumidor relativo a Dezembro, o mês anterior. Conhecendo-se esse valor será possível apurar a taxa de inflação para o ano 2007 e será também uma boa altura para fazer uma conjectura mais informada para o valor da inflação de 2008. Contudo, como se vai vendo pela especulação que reina no mercado dos combustíveis e dos produtos agrícolas (convertíveis em biocombustível), os habituais imponderáveis estejam particularmente imponderáveis este ano e não se afigura fácil prever a dita cuja.

A economia Americana está mesmo à beira da recessão? A procura de combustíveis vai entrar em quebra à conta do menor crescimento económico internacional? A especulação mudará de rumo? E como será o desempenho da economia portuguesa em 2008? O consumo privado cairá ao ponto de pressionar as margens comerciais mais sensíveis ao mercado interno? A economia Europeia resistirá qual oásis após os últimos estretores da crise financeira?

Estas e muitas outras perguntas poderão influenciar a nossa inflação. Ainda assim, após a difusão do valor relativo a 2007, tentaremos aqui um exercício preditivo. É esperar mais uns dias.

Adenda: Eis aqui a previsão (15JAN2008) “Previsão: Taxa de Inflação para 2008 nos 2,6%+

Deixar uma resposta