Crédito: taxas de juro máximas para o 1º trimestre de 2026

O Banco de Portugal divulgou no Portal do Cliente Bancário quais serão as taxas de juro máximas para o 1º trimestre de 2026, aplicáveis às várias tipologias de crédito ao consumo.

Neste exercício trimestral, com regras pré-definidas, o Banco de Portugal estabelece as taxas de juro máximas dos seguintes tipos de crédito:

  • Crédito Pessoal
  • Crédito Automóvel
  • Cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidade de descoberto
  • Ultrapassagens de crédito.

Estas taxas são trimestralmente determinadas pelo Banco de Portugal usando informação do mercado. Estas taxas não são imunes à mudança da política monetária.

Registe ainda que as taxas máximas revistas trimestralmente não se aplicam automaticamente a todos os contratos mas apenas a novos contratos pelo que, para beneficiar de um eventual movimento descendente, terá de atuar junto da instituição de crédito para procurar um melhor negócio.

Considere todas as hipóteses, incluindo contrair um novo crédito, a uma taxa mais baixa, para pagar um crédito antigo. Veja se tem de pagar alguma penalização por liquidação antecipada e verifique se vale a pena a troca.

Se estiver a necessitar de crédito para pagar despesas correntes, provavelmente estará a entrar numa situação desconfortável de forte risco de insustentabilidade. Considere analisar friamente as suas despesas e proceder à sua redução, afinal qualquer crédito acrescenta despesa à despesa corrente, não a resolve.

Na tabela seguinte encontram-se os valores máximos aplicáveis no 4º trimestre de 2025 e no 1º trimestre de 2026, detalhados por categoria de crédito e sub-categoria.

Registam-se quatro descidas dos limiares máximos e três subidas.

Tipo de contrato de crédito TAEG máximas
4.º Trimestre 2025 1.º Trimestre 2026
Crédito Pessoal Educação, Saúde, Transição energética e Locação financeira de equipamentos 8,6% 8,3%
Outros Créditos Pessoais (lar, obras, consolidado e outras finalidades) 15,6% 15,6%
Crédito Automóvel Locação Financeira ou ALD: novos 5,4% 5,1%
Locação Financeira ou ALD: usados 6,9% 6,5%
Automóveis e outros veículos: novos 10,8% 10,9%
Automóveis e outros veículos: usados 14,2% 14,1%
Cartões de crédito, Linhas de crédito, Contas correntes bancárias e Facilidades de descoberto 18,8% 18,9%

 

 

Tipo de contrato de crédito TAN máxima
4.º Trimestre 2025 1.º Trimestre 2026
Ultrapassagens de crédito 18,8% 18,9%

 

 

 

Fonte: Banco de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *