A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), produziu a versão de 2023 do documento no qual descreve, mês após mês, quais as obrigações declarativas associadas a cada um dos vários impostos que vão sendo cobrados ao longo do ano. O Calendário Impostos 2023 – Obrigações Declarativas é uma de duas peças, juntamente com o Calendário Impostos 2023 – Obrigações de Pagamento, a que habitualmente damos destaque no Economia e Finanças, no início de cada ano.
Pode ainda consultar aqui os prazos de entrega do IRS para 2023.
Adicionalmente preparou uma tabela de resumo com o formato de um calendário que aqui reproduzimos.
Calendário Impostos 2023 – Obrigações Declarativas
Para comodidade dos nossos leitores, adaptámos esse calendário, juntaremos ao calendário de obrigações de pagamento (também da Autoridade Tributária e Aduaneira) que divulgamos também no nosso sítio e ainda o calendário civil para 2023 que habitualmente preparamos todos os anos e criámos um ficheiro excel onde pode encontrar os três calendários em folhas separadas.
Evidentemente, o calendário não substitui a brochura com indicações muito úteis que o ajudarão a manter-se em linha com os deveres fiscais.
A Agenda de Obrigações Declarativas apresenta dicas sobre como deverá proceder e ser mais eficiente a cumprir com os seus deveres fiscais, incluindo hiperligações completas para as áreas do Portal das Finanças associadas a cada imposto ou demais informação cadastral a declarar.
Tal como em 2022, a agenda para 2023 contém 37 páginas de informação, organizadas mês a mês, referindo cada imposto ou dever de reporte.