Economia Portuguesa gera excedente nunca visto desde 1996

Conhece os dados da Balança de Pagamentos – Janeiro de 2023? Por mais desalinhada que possa parecer com as dificuldades em chegar ao fim de mês porque muitas pessoas estarão a passar (no atual contexto de subida das taxas de juro, de inflação e de perda de poder de compra), a verdade é que o início de 2023 trouxe novidades positivas para a saúde global da economia portuguesa. Resta saber como este números positivos poderão chegar às pessoas de forma permanente e sustentável de modo a melhorar as suas condições de vida.

Falamos, em concreto, dos números da Balança de Pagamentos e, em especial da sua componente, a Balança Corrente e de Capital, divulgados pelo Banco de Portugal.

Segundo o Banco de Portugal:

“Em janeiro de 2023, a economia portuguesa registou um excedente externo de 513 milhões de euros. Este é o maior valor positivo observado no saldo das balanças corrente e de capital de janeiro em toda a série, disponível desde 1996. Este excedente ocorre depois de, em janeiro de 2022, se ter verificado um défice de 500 milhões de euros.”

in https://bpstat.bportugal.pt/conteudos/noticias/1877

Um dos fatores que contribuiu para este resultado foi o facto de termos exportado mais bens e serviços do que importámos.

Neste aspeto, o hub aeronáutico em Lisboa e todo o setor turístico terão sido importantes, pois janeiro foi também um mês de recordes no turismo que, relembre-se, é uma atividade registada em larga medida, como exportação de serviços.

O Banco de Portugal destaca precisamente a atividade de viagens e turismo e os serviços de transporte como maiores responsáveis para estes números de janeiro.

Balança de Pagamentos – Janeiro de 2023

Fonte: Banco de Portugal

Segundo o Banco de Portugal:

As exportações e as importações de viagens e turismo cresceram, em termos homólogos, 69,7% e 49,7%, respetivamente, e resultaram num aumento do saldo desta rubrica de 425 milhões de euros. As exportações de viagens e turismo totalizaram 1,3 mil milhões de euros, o valor mais elevado da série para um mês de janeiro.

in https://bpstat.bportugal.pt/conteudos/noticias/1877

Mas não foi só o turismo a puxar estes indicadores para cima. Portugal reduziu consideravelmente o montante pago em licenças de emissão de carbono (a chuva e o crescimento do uso de energia renovável terão ajudado). A balança de capital, que mede estes fluxos, passou de um défice de 120 milhões em janeiro de 2022 para um superavit de 227 milhões em janeiro de 2023.

Finalmente, a balança financeira, também ajudou um pouco.

Para quem não está familiarizado com este indicador, recorremos novamente ao Banco de Portugal para explicar o que é a Balança Corrente e de Capital.

O que se regista na balança corrente?

A balança corrente é composta pela balança comercial, pela balança de rendimento primário e pela balança de rendimento secundário. As principais transações que cada uma destas balanças engloba são as seguintes:

balança comercial regista a importação e exportação de bens e serviços. Nesta balança estão incluídas, por exemplo, a compra e venda de mercadorias ao exterior (tais como bens agrícolas, matérias-primas, máquinas e equipamento de transporte, computadores e vestuário), assim como os serviços turísticos prestados, seja aos visitantes a Portugal seja aos residentes em Portugal quando se deslocam ao estrangeiro, e os serviços de transporte.

balança de rendimento primário inclui os pagamentos e recebimentos de rendimentos de fatores como o trabalho ou o capital (dividendos e juros recebidos por não residentes, em resultado de investimentos que detêm em Portugal, e recebidos por residentes em Portugal, associados a investimentos no exterior).

balança de rendimento secundário regista as transferências correntes entre residentes e não residentes. Estas incluem, por exemplo, os prémios de jogo, os donativos públicos, as multas e penalizações e as transferências pessoais, das quais fazem parte as remessas de emigrantes e imigrantes.

 

O que se regista na balança de capital? 

balança de capital engloba as transferências de capital entre residentes e não residentes, com destaque para os fundos comunitários com vista ao investimento e as transações sobre ativos não financeiros não produzidos, incluindo as transações de passes de atletas.

A soma dos saldos de todas estas componentes corresponde ao saldo conjunto das balanças corrente e de capital.

Deixar uma resposta