Em vez dos 1,103% fixados para os novos certificados de aforro constituídos em agosto de 2022, durante setembro de 2022, quem subscrever novos certificados de aforro, descobrirá que estes serão remunerados a uma taxa anual nominal bruta (TANB) de 1,432%.
Juro dos certificados de aforro setembro de 2022
Este é um dos maiores aumentos mensais em muitos anos e surge em linha com a subida da euribor a 3 meses que tem aumentado rapidamente e que é o indexante usado para determinar a taxa de juro deste produto de aforro do Estado.
E o ritmo de aumento ameaça continuar firme nos próximos meses, aproximando-se a passos largos de um ponto percentual o que levará a remuneração dos certificados de aforro para cima dos 2%, em breve.
Recorde-se que além da euribor a 3 meses, o juro dos certificados de aforro é adicionado de um prémio de um ponto percentual. Prémio esse que sobe para 1,5 pontos percentuais do segundo ao quinto ano de antiguidade e para 2 pontos percentuais do 6º a o 10º e último ano de antiguidade.
Assim, um mês de pois da euribor a três meses ter voltado a registar valores positivos, esta aproximou-se rapidamente do meio ponto percentual.
Com os bancos ainda longe de terem incentivos para remunerar os seus depósitos a prazo com taxas positivas ou minimamente atraentes e com a inflação a bater recordes de décadas, os Certificados de Aforro são das melhores opções disponíveis no mercado de baixo risco para mitigar alguma da perda de poder de compra provocada pela inflação.