Como aumentar suas chances de conseguir um empréstimo

Quando se fala de um empréstimo, são diversos os aspectos a considerar para obtê-lo. Embora muitas pessoas recorrem a este instrumento quando não têm dinheiro suficiente para cobrir uma despesa pessoal ou para realizar um projeto, há uma série de qualidades e critérios que estas pessoas deverão reunir para aumentar suas chances de conseguir um empréstimo.

Sem dívidas

Antes de solicitar um empréstimo, é aconselhável estar livre de dívidas. Caso contrário, suas chances de conseguir um empréstimo serão mínimas.

Chegar a este ponto com dívidas sobre seus ombros fará que a instituição financeira da qual você planeja solicitar um empréstimo adote uma percepção negativa de você e o considere uma pessoa não confiável.

De modo que no final você não receberá o empréstimo se o banco pensa que você não tem a capacidade de pagar o dinheiro de volta. Se você tem dívidas, termine de pagá-las antes de contrair um novo empréstimo.

Pagar a tempo

Se você é alguém que já teve experiência anterior com empréstimos e teve dificuldade em pagá-los a tempo, isto pode ser visto como um sinal de alerta para o banco ao qual você está solicitando um novo empréstimo.

No final, será mais provável que o banco não lhe conceda o empréstimo de que você precisa se eles virem que você tem sido inconsistente no pagamento de suas dívidas anteriores.

Pagar a tempo para cada empréstimo que você recebe fará com que o banco se sinta confiante de que você é alguém que é altamente responsável com os compromissos que você assume.

Acumular antiguidade como cliente do mesmo banco.

Outro aspecto a ser levado em conta para aumentar suas chances de conseguir um empréstimo é tentar acumular a antiguidade com uma instituição financeira específica.

Se você é alguém que já é cliente de um banco há muito tempo, é provável que esse banco ofereça melhores condições quando você solicitar um empréstimo.

Mesmo assim, você deve ser cauteloso e verificar cada ponto estabelecido nas condições do empréstimo para que não tenha dificuldades em cumprir com os pagamentos.

Se você não tiver uma conta bancária, você pode entrar ao site da Credjet para comparar empréstimos de diferentes instituições financeiras e verificar qual delas oferece a opção que melhor se adapta às suas necessidades e capacidade financeira.

Alta renda

Antes de solicitar um empréstimo, é importante avaliar se a capacidade financeira que você possui permitirá que você cumpra com os pagamentos do empréstimo uma vez que este seja concedido.

Não espere que o banco aprove um empréstimo com uma prestação mensal de €1000 se você tem uma renda mensal de €1500, exceto se você possui um fiador.

Portanto, para aumentar suas chances de conseguir um empréstimo, sua renda deve ser alta. Dessa forma, é mais provável que você consiga cumprir com os pagamentos deste compromisso financeiro, assim como cobrir suas despesas pessoais.

Ter propriedades para usar como aval

No caso de você possuir um imóvel, suas chances de ser elegível para um empréstimo são altas. A razão para isto é que o imóvel servirá como garantia para cobrir a dívida, caso você não consiga pagá-la.

Alguns financiadores exigem que uma pessoa tenha uma propriedade que possa colocar como garantia dentro dos termos do contrato de empréstimo.

Ter um terceiro para ser seu avalista

Caso você não tenha propriedade que seja permitida pelo banco para ser usada como garantia, você pode usar um terceiro para servir como fiador e cobrir esta exigência.

Dessa forma, caso você não consiga pagar a dívida, essa pessoa assumiria a responsabilidade de pagá-la, seja com dinheiro ou com uma propriedade de alto valor.

Considerando que a pessoa que atua como seu fiador não se beneficiará do crédito solicitado e coloca em risco seu património, é provável que você tenha dificuldades em encontrar alguém que esteja disposto a assumir este papel. Esta situação tende a ser mais comum nas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *