Simulação de crédito pessoal online ou ir ao balcão?

O setor bancário já teve melhores momentos: atualmente o cenário é o encerramento de diversas agências bancárias de modo a diminuir os gastos. Claro que a diminuição de estabelecimentos leva a um aumento do tempo de espera, devido ao maior número de clientes por agência.

Para minimizar as consequências do encerramento de agências, o leque de serviços bancários no online aumentou. Atualmente é possível fazer quase tudo com acesso a um computador ou a um smartphone com a aplicação para estes dispositivos.

Dos serviços no online, descarta-se o encerramento e abertura de conta, o levantamento de dinheiro e a assinatura de documentos. É possível, no entanto, consultar o seu saldo de conta, transferir dinheiro para o mesmo banco ou para outros bancos, pagar as suas contas e, até, fazer pedidos de crédito.

Mas qual a melhor forma de fazer o pedido de crédito pessoal? Deve dirigir-se ao balcão ou fazer o pedido online? Nós ajudamo-lo a tomar uma decisão.

 

Crédito pessoal: em que consiste e quais os cuidados?

Alguma vez sentiu necessidade de ter dinheiro extra para comprar um eletrodoméstico, para pagamento das suas férias ou, apenas, porque teve um valor muito alto para pagamento num só mês? Se sim, certamente, e caso este seja do seu conhecimento, o crédito pessoal já foi uma opção.

O crédito pessoal é um empréstimo que lhe permite solicitar uma determinada quantia para os seus projetos pessoais. Essa quantia será reembolsada ao banco através de prestações mensais que podem ter um valor fixo ou variável, de acordo com a sua escolha, dentro de um determinado prazo previamente estabelecido.

Aquando o pedido de crédito, pode optar por divulgar a finalidade do mesmo e ter taxas mais baixas associadas – principalmente se a finalidade for estudos, despesas de saúde, entre outras. Claro que esta é uma opção sua na maioria dos casos.

No entanto, antes de fazer este pedido, deve ter em atenção alguns cuidados. Primeiro deve, após a simulação, medir o impacto que estas prestações podem ter no seu orçamento mensal. É possível suportar o valor mensal? Suportando esse valor, sobra algum para eventualidades? Lembrando que essa prestação pode manter-se durante um tempo prolongado.

Em segundo lugar, deve certificar-se que está a escolher a opção mais adequada ao seu caso em específico. Isto porque existem muitos créditos pessoais e cada um com as suas particularidades. Essas devem coincidir com as suas possibilidades.

Sabendo um pouco mais sobre os créditos pessoais, só fica uma questão: a simulação deve ser feita no online ou no balcão?

 

Simulação de crédito online ou no balcão?

Se olharmos para ambas as opções, simulação de crédito online ou simulação de crédito no balcão, encontramos vantagens e certamente inconvenientes em cada uma. No caso de ser feito um pedido online, a ausência de um contacto pessoal pode por vezes levantar questões para as quais não temos uma resposta imediata. No entanto esta situação pode ser colmatada, bastando pegar no telefone e contactar a instituição financeira. Um assistente irá dar-lhe o apoio necessário e responder as suas questões. Só depois desse passo deve passar à simulação crédito pessoal.

Em baixo listamos algumas das vantagens em proceder à simulação crédito online, partindo do pressuposto que o processo é mais cómodo, e tendo a internet como uma ferramenta de pesquisa às suas questões, podendo ser usada para obter informação comparativa, muito útil na sua decisão final.

 

1. O crédito pode ser aprovado em 24 a 48 horas

Em alguns casos o pedido de crédito pode ser aprovado em 24 a 48 horas. Após aprovação, receberá resposta no seu e-mail.

 

2. Sem constrangimento no momento de pedido de crédito

Se no balcão terá contacto pessoal e podem questioná-lo quanto à finalidade do crédito, no online terá mais privacidade. Se esta é uma questão importante para si, deve optar pelo crédito pessoal online.

 

3. Processo muito mais rápido e sem perdas de tempo

Não terá de se dirigir ao balcão, tirar a senha e aguardar a sua vez. No online, com apenas alguns cliques, o pedido de crédito está terminado. Após o pedido, será necessário o envio de documentação.

 

4. Permite comparar um maior número de créditos

O balcão a que se dirigir irá sempre recomendar os próprios créditos e, de preferência, os mais benéficos não só para si, mas também para a própria instituição. No online pode perder tempo a comparar vários créditos pessoais e escolher o que mais lhe agrada.

 

5. Envio de documentação no online

Não tem de se deslocar para entregar a documentação necessária, apenas digitalizar e enviar por e-mail. Regra geral, a documentação passa pela fotocópia do cartão de cidadão, comprovativo de morada e recibos de vencimento.

A deslocação a um balcão ou o pedido pelo online é uma decisão sua, no entanto, consideramos que o pedido no online irá poupar-lhe muito tempo! Com as dicas acima, qual a conclusão a que chegou? Ficaram dúvidas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *