O jornal de Negócios confirmou e conseguiu recolher detalhes adicionais sobre a notícia aqui avançada a 9 de dezembro, na qual se relatava que o “Governo deixa de receber informação do INE com antecedência“. Eis um excerto da peça de hoje do Negócios:
“(…) A mudança foi avançada pelo site “Economia e Finanças” no início de Dezembro, dando conta de uma alteração na “Política de Difusão”, publicitada no site do instituto, onde se passou a ler que “às 9 horas do dia da sua divulgação no Portal do INE têm acesso prévio, sob embargo, à informação estatística oficial: o Presidente da República e os Directores dos Serviços Regionais de Estatística das Regiões Autónomas” – e estes últimos, apenas “quando estão em causa estatísticas de âmbito nacional com desagregação a nível de NUTS II)”. Nenhuma referência ao Governo, nem no dia antes, nem no próprio dia.
Várias fontes ouvidas pelo Negócios notam a coincidência entre a decisão do INE e um episódio recente de utilização pública por um membro do Governo de informação sob embargo. Não sendo comum, não foi caso inédito nos últimos anos nos vários Executivos.
Politica de difusão do INE
O Negócios questionou o instituto que se limitou a confirmar a alteração, justificando-a com a opção de “acompanhar as actuais tendências internacionais que, à luz do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias, apontam para a restrição, ou mesmo eliminação, do número de destinatários das informações estatísticas sob embargo, bem como para a diminuição progressiva do número de horas do acesso prévio, sob embargo, aos dados que as autoridades estatísticas irão divulgar”, explicou fonte oficial. (…)”
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.