O PIB da União Europeia regista contração com pelo menos 10 países em quebra, segundo os dadso relativos ao segundo trimestre de 2012, comparado com o trimestre homólogo de 2011 e com o trimestre imediatamente anterior.
De facto, seja em termos homólogos (-0,2%), seja face ao trimestre anterior (-0,2% na União Europeia e -0,4% na Zona Euro) o PIB da União Europeia entrou em terrenos de evolução negativa registando uma contração, nos meses de abril a junho de 2012.
Comprovadamente, pelo menos 8 países da UE estavam em recessão no final no segundo quartel do ano de 2012 (consideramos a Grécia que não surge nas últimas estatísticas do Eurostat) podendo o número subir para 11 dado que pelo menos dois dos países que não divulgaram informação para o segundo trimestre, à data em que escrevemos o presente artigo, haviam registado contrações no PIB no trimestre anterior face ao final de 2011.
Eis os países da recessão comprovada no segundo trimestre de 2012:
- Portugal,
- Republica Checa,
- Espanha,
- Grécia,
- Itália,
- Chipre,
- Hungria,
- Reino Unido
Quanto aos países em risco de recessão são os seguintes:
- Irlanda,
- Malta,
- Luxemburgo.
Destacam-se ainda a Bélgica e a Finlândia para terem registado quedas no PIB, durante o segundo trimestre de 2012, face aos primeiros três meses do ano.
Continuaremos a acompanhar regularmente informação referente ao PIB, às contas nacionais e à economia europeia e mundial.