Estamos a poucas semanas do início do novo ano e como tal damos aqui destaque a dois artigos já aqui publicados que contêm alguma informação que pode ser útil para planificar o ano que se avizinha.
Desde logo o calendário propriamente dito que publicamos num formato pouco comum mas que costuma ter bastante utilidade, o “planisfério”. Pode encontrá-lo no seguinte a artigo com versão em ficheiro excel para edição e impressão: Calendário 2013 para impressão Excel – Portugal
Adicionalmente destacamos a nova legislação sobre feriados e férias com impacto no calendário supracitado mas também no número de dias de férias: Feriados 2013 e 22 dias de férias (oficial Lei n.º 23/2012). Recordamos que os quatro feriados eliminados deverão permanecer suspensos pelo menos até 2018 não havendo qualquer garantia de que venham a ser repostos.
Em 2013 existirão assim os seguintes feriados:
- Dia de Ano Novo – 1 de Janeiro (3ª feira)
- Sexta-feira Santa – 29 de Março (6ª feira)
- Dia de Páscoa – 31 de Março (Domingo)
- Dia da Liberdade – 25 de Abril (5ª feira)
- Dia do Trabalhador – 1 de Maio (4ª feira)
- Dia de Portugal – 10 de Junho (2ª feira)
- Dia de Assunção de Nossa Senhora – 15 de Agosto (5ª feira)
- Dia da Imaculada Conceição – 8 de Dezembro (Domingo)
- Dia de Natal – 25 de Dezembro (4ª feira)
Serão assim sete dias úteis de descanso por conta de nove feriados. Facto curioso que se assinala prende-se com a perda, na prática, de apenas dois dias úteis de descanso com a extinção dos feriados do Corpo de Deus, Implantação da República, Todos os Santos e Restauração da Independência dado que desde dois deles celebrar-se-iam ao fim-de-semana. Em 2014, o impacto será o mesmo dado que, novamente, dois dos feriados extintos coincidiriam com dias do fim-de-semana.
O 12 de Fevereiro será dia de carnaval que não é um feriado oficial.