O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias do INE (2011) indica-nos que quase duas em cada três famílias portuguesas tem computador em casa e 58% têm acesso à Internet. Entre os que têm internet, 98% dispõe de banda larga.
Quanto à utilização do computador, esta atinge 58% dos indivíduos entre os 16 e os 74 anos utilizam computador e destes cerca de 95% acedem à Internet. Um em cada 10 utilizadores de computador efetuaram encomendas pela Internet nos três meses anteriores ao inquérito.
O INE indica ainda que “desde 2002 o acesso a computador e o acesso à Internet apresentam um crescimento médio anual de 11% e 17%, respetivamente“. Por outro lado, no mesmo período, “a proporção de indivíduos que efetuam encomendas pela Internet teve um crescimento médio anual de 23%.”
Na publicação do INE encontrará ainda informação por região e algumas dados que justificam diferenciações. Por exemplo, a percentagem de homens a usar a internet é superior em 6 pontos percentuais face às mulheres. Como fatores mais distintivos da utilização destas tecnologias o INE identificou os seguintes:
- a idade,
- o nível de ensino e
- a condição perante o trabalho