O Banco de Portugal divulgou há pouco as taxas de juro máximas que os intermediários financeiros estarão autorizados a praticar no próximo trimestre aquando da concessão de vários tipos de crédito. Face aos limites máximos atualmente em vigor, constata-se uma subida generalizada (compare com a última informação relativa ao 3º trimestre de 2011: “Taxas de usura máximas por tipo de crédito para o 3º trimestre de 2011 “).
A este propósito recorde-se ainda o artigo:”Cerca de uma em cada três instituições de crédito apanhadas a desrespeitar taxas de juros máximas legais “.
No 4º trimestre de 2011, vigoram as TAEG máximas constantes do quadro abaixo:
Tipo de contrato de crédito TAEG máximas Crédito Pessoal – Finalidade Educação, Saúde e Energias Renováveis e Loc. Financeira de Equipamentos 6,8% – Outros Créditos Pessoais 20,2% Crédito Automóvel – Locação Financeira ou ALD: novos 8,5% – Locação Financeira ou ALD: usados 9,8% – Com reserva de propriedade e outros: novos 12,3% – Com reserva de propriedade e outros: usados 16,1% Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto 34,1 Fonte: Banco de Portugal