[wp_ad_camp_1]
Eis um excerto de uma notícia do Diário de Notícias com um compromisso sobre o IRS e IVA para 2010. Ainda é vago quanto baste, mas fica a nota:
“O fisco vai reembolsar de forma instantânea o IRS a pequenos contribuintes. No próximo ano será a vez de acertos na hora no IVA de PME.”
Os reembolsos de impostos sobre salários e outros rendimentos, o IRS, de centenas de milhares de “contribuintes de baixo risco” serão devolvidos de forma instantânea, já este ano e com mais intensidade em 2010, logo depois de os contribuintes submeterem as declarações do imposto, de acordo com o plano de actividades para 2009 da DGITA, a direcção do Fisco responsável pela informática.
Este ano, o Governo já antecipou em alguns meses os reembolsos do imposto sobre o trabalho (ver caixa), mas agora o objectivo é “implementar um sistema de liquidação e de emissão de reembolsos online”, descreve o plano da Direcção Geral de Informática Tributária. A nova aplicação do Fisco destina-se a contribuintes com “reembolsos de pequeno valor” e sem historial de execuções fiscais. “O cadastro fiscal dos contribuintes terá de estar limpo”, afirma um alto quadro do Fisco ao DN, adiantando que a administração fiscal ainda não definiu quais os escalões de rendimentos que poderão beneficiar do reembolso quase imediato do imposto. O sistema de pré-preenchimento das declarações será alargado, o que “permitirá a expansão do actual preenchimento automático”, diz o plano da DGITA.
Também no IRS está previsto que entre em funcionamento o “envio automático de alertas” aos contribuintes, “com guias de retenção do imposto na fonte, submetidas e não pagas”. Uma aplicação informática que impedirá o pagamento de reembolsos aos contribuintes cujas retenções nas fontes não sejam enviadas para os cofres fiscais. (…)
Medida positiva, que escusava de agurdar por ano eleitoral, já que poderia ter sido aplicada desde há já alguns anos. Mas, enfim …
De qualquer modo com o acréscimo previsto da carga fiscal serão no futuro próximo, bem mais os pagantes e com rendimentos mais baixos também (Vd. caso dos pensionistas) fruto das alterações que o imposto sofrerá e porque também por aí há que ir buscar dinheiro para pagar a crise banqueira!É esta a visão e moral de quem decide!
TUDO FALSIDADES….ENTREGUEI MINHA DECLARACAO DE 2008 EM 02/04/2009 E AINDA NEM LIQUIDADA FOI….E ANDAM A FALAR MENTIRAS
Para quem gosta de saber mais destes temas, nomeadamente na sua ligação ao mundo do benchmark, fica esta recomendação:
http://mercadopuro.blogspot.com/2009/05/puramente-18-competitive-intelligence.html