Por falar em empresas fetiche depois da notícia de 18 de Setembro aqui amplificada (“Hachette Portugal fecha“) mais uma vez via Meios & Publicidade chego ao desfecho da história. A RBA comprou a revista Elle e a Ragazza à Hachette Filipachi, revista com que por seu turno havia entrado recentemente no mercado português, substituindo os antigos concessionários nacionais deste excelente título (sim, sou leitor assíduo ). Nem só na bolsa prosseguem a fusões e aquisições.
Dois sublinhados da notícia:
“(…) A actual estrutura editorial e comercial (chefes de publicidade) dos dois títulos será agregada pela RBA Revistas Portugal (cerca de 20 pessoas), o que aumenta o número de pessoas da RBA em Portugal para 30 elementos. De fora do negócio, como o M&P já tinha noticiado fica a Premiere, título da Hachette dedicado ao cinema, entretanto descontinuada. Já a Casa e Cozinha Dez, título anteriormente editado pela Hachette Filipachi Publicações, ao contrário do que tinha sido noticiado e adiantado pelos responsáveis da editora em Portugal, mantém-se no mercado português passando a ser editado pela Hachette Filipachi SA, com sede em Madrid, segundo adiantou ao M&P João Fernandes, chefe de publicidade da revista.
Recorde-se que Teresa Vera Magalhães foi directora comercial da Hachette Filipachi Publicações, cargo que deixou para assumir a direcção-geral da RBA, editora que chegou a Portugal em 2006.”