Produção de automóveis para exportação dispara em janeiro de 2017

Depois de um início de 2016 particularmente sofrível em termos de volume de viaturas produzidas em Portugal, o primeiro mês de 2017 revela um aumento de produção face ao período homologo de 51,5% segunda dados divulgados pela ACAP.

Em janeiro de 2016 haviam-se fabricado 8.317 viaturas enquanto em janeiro de 2017 o número aumentou para 12.607. Para este aumento de 51,5 contribuiu com grande destaque o aumento de produção de veículos ligeiros, em especial monovolumes (Autoeuropa) cuja produção mais do que duplicou (+116,5%) face a janeiro de 2016. A produção de veículos pesados aumentou igualmente de forma significativa, 86,3%. Já nos veículos comerciais ligeiros registou-se uma quebra de cerca de 8%.

 

Produção de automóveis para exportação dispara em janeiro de 2017

Destes veículos cerca de 96% destinaram-se à exportação tendo os veículos produzidos estritamente com este destino aumentado 53,3%. O destino preferencial para as exportações foram países europeus, absorvendo 80,4%. Em segundo lugar com cerca de 14% surge o mercado asiático com a China à cabeça.

Recorde-se que o maior produtor nacional – a Autoeuropa – prossegue a remodelação da sua linha de montagem durante o primeiro semestre com vista a iniciar a produção de um novo modelo na segunda metade do ano, esperando-se como consequência um aumento muito significativo da produção e das exportações.

Mais informação no sítio da ACAP.

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos: