Como encontrar o proprietário de um automóvel só tendo a matrícula?

Há algumas opções para encontrar o proprietário de um automóvel só tendo a matrícula. Vejamos neste artigo duas dessas opções. Conhecer o proprietário pela matrícula é algo que apenas poderá saber se pedir essa informação na conservatória de registo automóvel, pedindo a emissão da respectiva certidão – pode efetuar o pedido através do Automóvel Online (associado ao Portal do Cidadão).

Uma vez aqui chegado deverá inserir a matrícula do veículo do qual quer a certidão e identificar-se como requerente do pedido de certidão. Segundo informação consultada no Portal do Cidadão em novembro de 2017 este serviço é gratuito. Contudo, não estamos inteiramente certos de que esta informação esteja correta pois encontrámos informação contraditória. De facto, num documento em pdf de perguntas e respostas que encontrámos no sítio do Automóvel Online, é indicado que as certidões online têm um custo de €10. Se tiver custos, deverá efetuar o pagamento após lhe enviarem os códigos de pagamento (tal como sucede em tantas outras certidões), momento após a qual lhe será enviado para o email o código de acesso para consultar a certidão e então ficar a conhecer o proprietário.

Sem ser por este meio,  apenas as autoridades poderão apurar o proprietário pela matrícula. Algo que as polícias hoje podem fazer rapidamente numa consulta a uma base de dados muitas vezes acessível das suas unidades móveis.  Se não quiser pedir a certidão há ainda uma alternativa que permitirá chegar perto da identificação do proprietário e responsável pelo veículo. É disso que falamos de seguida.

 

Como encontrar o proprietário de um automóvel só tendo a matrícula:

Se sabe a matrícula do carro que quer rastrear (por exemplo para exigir responsabilidades num acidente) pode inserir a matrícula na base de dados pública do Ex-Instituto de Seguros de Portugal, agora Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (clique aqui) e ser-lhe-á indicado se o veículo em causa tem seguro e, caso o tenha, qual a seguradora e respectivos contactos. A partir desse momento, o veículo deixou de ser desconhecido quanto ao facto de poder haver responsabilização face ao acidente.

Não saberá de imediato o nome do proprietário do automóvel que lhe interessa mas ficará bastante perto podendo, por exemplo, através da seguradora, responsabilizar o veículo e o respetivo tomador do seguro, ou seja o cliente da seguradora.

Naturalmente, no caso do veículo não ter seguro válido este recurso será pouco útil pois não surgirá na referida base de dados. Em todo o caso, deverá apresentar queixa e fazer a denúncia junto das autoridades competentes.

Em novembro de 2017 preparámos ainda um vídeo que lhe explica os passos e lhe mostra os sítios que visitámos para responder à pergunta que justifica este artigo.

Para ver este e outros vídeos do Economia e Finanças, subscreva o nosso canal no You Tube.

42 comentários sobre “Como encontrar o proprietário de um automóvel só tendo a matrícula?

  1. Antonio jesus pacheco 17/11 as 10/44 bom dia vendi o meu carro com a matricula 0-8-0-2-L-C marca toyta haeice branco e gostaria de saber se ainda se encontra em meu nome

  2. Se o veiculo estiver em seu nome, aparece no sitio da Autoridade Tributária (finanças).

Deixar uma resposta