O ano novo manteve a tendência de descida das remunerações dos depósitos a prazo para os particulares, como poderá constatar na base de dados em excel que atualizámos mais uma vez com 310 depósitos a prazo e certificados de aforro em oferta em janeiro de 2025 (ligação para a página permanente).
Como habitualmente, consultámos 24 instituições financeiras.
Face a dezembro não identificámos subidas de taxas de juros mas identificámos várias reduções e algumas manutenções.
Neste artigo focado em janeiro de 2025, deixamos uma nota de aviso aos aforradores que se prende com as renovações automáticas de alguns depósitos a prazo.
Há instituições bancárias a oferecer depósitos a prazo que vão renovar automaticamente daqui a 3, 6 ou 12 meses, passando a remunerar a uma taxa de juro muito inferior à dos depósitos iniciais que os clientes estão agora a subscrever. Encontrámos, por exemplo, depósitos a pagar acima de 2% de TANB que irão renovar automaticamente a 1% TANB.
É verdade que o automatismo poderá ser evitado se o cliente (ou o Banco) comunicarem por escrito entre si mas… Esta característica poderá não ser a mais conveniente, em particular, se o aforrador for, por natureza, passivo.
Adicionalmetne, no espaço de 3, 6 ou 12 meses poderá ficar automaticamente a receber um juro que poderá não ser o mais benéfico para os seus interesses. A distração em cuidar de encontrar um novo depósito no final do prazo daquele que agora vier a subsbscrever pode fazer perder alguns euros. Valerão o esforço de voltar a olhar para o mercado, nesse momento? Dependerá de cada um. Mas fica a dica.
Depósitos a Prazo em Janeiro de 2025
Em baixo deixamos uma imagem que dá uma visão da base de dados que contém mais de uma dezena de características para cada depósito a prazo.
Além desta folha, encontrará ainda uma tabela dinâmica que lhe permitirá ter uma visão mais simples de toda a informação, pode controlar totalmente a informação que pretende visualizar.
Esperemos que seja útil.
Boas poupanças.