Dos 34 países da OCDE há 21 países com mais peso do emprego público no seu emprego total do que Portugal. Os dados foram divulgados em 2023, no entanto, referem-se a 2021.
Portugal tinha cerca de 15 empregados públicos por cada 100 trabalhadores. Na média da OCDE esse número era, em 2021, de 18,6 para 100.
Entretanto, a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público divulgou os dados relativos ao 3º trimestre de 2023, para Portugal e revelou, por um lado, que o ritmo do aumento do total de emprego no Estado está a diminuir desde 2021 e, por outro, que esse ritmo é mais lento do que o ritmo de crescimento da própria população empregada e da população ativa. De tal forma que o hoje o peso do emprego público é menor do que em 2021 tanto na população empregada quanto na população ativa.
Há mais trabalhadores – uns imigrantes, outros que regressaram à atividade vindos da população inativa -, há uma das populações mais envelhecidas da OCDE, exitem largos contingentes de funcionários do Estado à beira da reforma na educação e na saúde, em suma, haverá certamente necessidade de muito dinamismo no mercado laboral patrocinado pelo Estado nos próximos anos.