Com o mês de fevereiro de 2019 a aproximar-se do final atualizámos pela primeira vez a lista dos Melhores Spreads e TAEG no Crédito à Habitação em 2019.
Como habitualmente apresentamos o ficheiro em excel com um resumo dos extremos em termos de spreads e de TAEG, em excel. Desta vez acrescentámos a taxa mínima em termos de TAEG oferecida por cada banco. Destacamos que o apuramento do máximo e do mínimo considera todas as modalidade de crédito praticadas por cada banco, sejam elas taxa variável, mista ou estritamente fixa. Procurámos cingirmo-nos a crédito à habitação com finalidade de habitação permanente não considerando ofertas complementares associadas a arrendamento, ou crédito para mobiliários, etc.
Ainda assim, apresentamos no ficheiro a ligação para o documento que o Banco de Portugal obriga cada instituição de crédito a divulgar no qual será possível encontrar as taxas em vigor para todos os tipos de crédito hipotecário (e não só) que cada banco tem em oferta.
Em fevereiro, destaca-se o facto de o Banco BPI se ter juntado oa grupo das instituições que têm um spread inferior a 1,5%, no caso, 1,25%.
O Bankinter continua a ser o Banco com a oferta mais competitiva em termos de spread mínimo e de TAEG máxima. Já o Banco CTT destaca-se por oferecer o crédito mais barato (TAEG mínima) sendo igualmente muito competitivo noutras modalidade e indicadores. O Novo Banco está na corrida com a segundo TAEG mínima mais baixa.
Para que se perceba exatamente qual o melhor negócio em termos de crédito à habitação, esta listagem deverá ser encarada apenas como um primeiro indicador. É preciso ter em conta que alguns bancos oferecem as melhores condições em termos de preço do dinheiro que cobram mas, simultaneamente, são mais exigente quanto à entrada que cada credor terá de produzir no momento de aquisição. Ou seja, na prática, reduzem o risco (e por isso o juro cobrado) ao emprestarem uma percentagem menor do valor de compra.
Dito isto, fica aqui a informação de base que poderá ajudar a direcionar a negociação adicional que deverá sempre fazer.
Bons negócios!
Bom dia. Qual o motivo para não incluírem o Activobank nestas vossas análises? Sei que o banco pertence ao BCP, mas as condições são drasticamente diferentes, principalmente no que diz respeito aos custos de manutenção de conta.
Obrigado pela dica Pedro. Vamos considerar alargar na próxima atualização.